3 erros do dia a dia que causam a sensibilidade nos dentes (e como evitá-los!)

with Nenhum comentário
uma pessoa tomando água com dor nos dentes

A sensibilidade nos dentes é um problema bastante comum, atingindo regularmente 1 a cada 8 pessoas em todo o mundo. Seja aquela pontada de dor na hora de mastigar um alimento mais duro ou aquela sensação de “dente congelado” ao tomar um sorvete, a sensibilidade nos dentes consegue incomodar bastante quem sofre com ela.

Por isso, para saber como se prevenir desse problema, confira os 3 erros mais comuns do dia a dia que podem estar deixando os seus dentes sensíveis

3 erros do dia a dia que causam a sensibilidade nos dentes (e como evitá-los!)

1. Escovar os dentes com uma escova de cerdas duras (ou escovar com muita força)

Ao contrário do que muita gente pensa, escovar os dentes com muita força ou utilizando uma escova de cerdas duras faz mais mal do que bem. Muito embora as cerdas duras possuam um maior potencial de remoção de placa (o que tecnicamente é bom), elas acabam passando do ponto e desgastando o esmalte dos seus dentes (e a mesma coisa acontece quando você escova os dentes de forma muito intensa).

O esmalte é a estrutura mais externa dos nossos dentes e é o responsável por proteger as camadas mais interiores (conhecidas como “dentina” e “polpa”) contra bactérias, fungos e estímulos externos (como o impacto da mastigação ou o contato com um alimento muito quente ou muito frio).

Quando o esmalte se desgasta, estruturas da dentina conhecidas como “túbulos dentinários” ficam mais expostas. Essas estruturas possuem uma conexão direta com as regiões internas dos dentes e, caso percam parte da proteção do esmalte, acabarão tendo um contato mais direto com o ambiente bucal.

A consequência desse processo é que os túbulos dentinários passarão a transmitir estímulos de dor sempre que o dente entre em contato com alimentos mais duros ou com temperaturas mais extremas, provocando a sensibilidade.

2. Esquecer o fio dental

Outro equívoco bastante comum que é uma das causas da sensibilidade nos dentes é a falta de utilização do fio dental. O fio dental é importantíssimo para impedir que bactérias se desenvolvam nas áreas entre os dentes, que são de difícil acesso para a escova.

Se você não utilizar o fio dental após a sua escovação, estará contribuindo para que a placa se acumule entre os dentes e possa acabar provocando o surgimento de doenças como a gengivite, que podem evoluir para um quadro mais grave.

Em geral, pacientes com doenças na gengiva sofrem com um processo conhecido como “retração gengival”. A retração gengival ocorre quando a linha da gengiva “desce”, expondo a raiz do dente, que é mais sensível a estímulos externos do que a região que não era originalmente coberta pela gengiva (a “coroa” do dente).

Essa maior sensibilidade se dá pelo fato de a raiz ser revestida por uma camada conhecida como “cemento”, que é menos espessa e menos resistente do que o esmalte e, por isso, oferece uma menor proteção para a dentina.

Para evitar a retração gengival e os problemas de sensibilidade que acontecem quando a raiz do dente fica exposta, dê uma atenção maior à sua escovação e não se esqueça de utilizar o fio dental! 

Dica: 

Foi pensando na importância da técnica correta de escovação e do uso do fio dental que a Carvvo, empresa fabricante do Primeiro Clareador Dental 100% Natural do Brasil, gravou um vídeo no qual o Dr. Renato Rosal explica o passo a passo da escovação correta e eficiente.

O Dr. Rosal, inclusive, reforça em seu vídeo o quanto o uso do Carvvo é importante como um complemento à sua rotina de higiene bucal. Os ingredientes naturais desse dentifrício removem tanto as manchas externas aderidas à superfície do esmalte quanto os fungos, bactérias e ácidos que causam a cárie, a gengivite e outras doenças bucais.

Para saber mais, visite www.carvvo.com.br.

3. Utilizar os seus dentes como se fossem ferramentas

Por fim, outro grande vacilo que as pessoas costumam cometer (e sem nem notar!) é utilizar os seus dentes como se fossem abridores de latas, quebra-nozes ou outras ferramentas. Quando mordemos superfícies muito duras ou irregulares, podemos acabar desgastando o nosso esmalte ou, em situações mais sérias, fraturar os dentes.

O esmalte é uma estrutura que não se regenera (ele só é formado quando o dente está nascendo e, depois disso, não é mais reposto pelo organismo). Por isso, perder mesmo que uma fina camada dele já pode ser perigoso para a sua saúde e, é claro, deixar os seus dentes sensíveis.

Para piorar, caso você acabe de fato sofrendo uma fratura (e arrancando uma “lasca” do seu dente), a região quebrada ficará ainda mais vulnerável tanto ao ataque de micro-organismos quanto aos estímulos dolorosos da mastigação e da ingestão de alimentos quentes ou frios.

Em resumo, para livrar-se da sensibilidade nos dentes de uma vez por todas, lembre-se sempre de: 

  • Escovar os dentes da maneira correta (e com uma escova de cerdas macias);
  • Utilizar sempre o fio dental;
  • Evitar morder superfícies muito duras ou utilizar seus dentes como ferramentas.

E, para complementar a sua rotina de higiene bucal e garantir que seus dentes ficarão protegidos contra a sensibilidade, as cáries e a gengivite, você pode utilizar o dentifrício em pó da marca Carvvo, que citamos no segundo item da lista.

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *