Tudo o que você precisa saber sobre a gengivite (e como se proteger dela!)

with Nenhum comentário
Pessoa com dedo na boca mostrando gengiva inflamada
Gengivite

Gengivas inflamadas são um problema de saúde bucal muito comum. Só no Brasil, estima-se que haja 2 milhões de novos casos de pessoas com gengivite a cada ano! Essa doença, além de causar uma série de desconfortos (como sangramentos e sensibilidade nos dentes), pode evoluir para um quadro mais grave e complicar bastante a vida do paciente. Para se proteger e garantir o bem-estar do seu corpo como um todo, confira agora tudo o que você precisa saber sobre a gengivite (e como se proteger dela)!

A gengivite é o estágio inicial (e mais comum) das doenças que afetam o periodonto. O periodonto é um conjunto de estruturas da boca que tem como função principal sustentar e fixar os dentes, além de auxiliar a mastigação. Problemas periodontais podem, por isso, acabar comprometendo a estabilidade dos dentes e, até mesmo, levar a uma perda da dentição.

Para descobrir se você está ou não sofrendo com esse processo inflamatório, confira agora alguns sintomas comuns da gengivite:

Sintomas da gengivite

Enquanto que uma gengiva saudável apresenta uma coloração rosada e se encaixa firmemente ao redor dos dentes, uma gengiva inflamada apresenta os seguintes sinais:

  • Cor mais avermelhada;
  • Aspecto inchado;
  • Sangramento (principalmente na hora da escovação dos dentes ou do uso do fio dental);
  • Menor aderência aos dentes (os dentes ficam menos presos à gengiva).

Além disso, é comum que pessoas com gengivite sofram com problemas de mau hálito.

A causa mais comum da gengivite (e alguns fatores de risco!)

De um modo geral, a gengivite acontece como consequência direta de hábitos de higiene bucal inadequados. Caso você não escove os seus dentes corretamente ou não utilize o fio dental, a tendência será que bactérias se acumulem na superfície do seu dente (incluindo nas laterais!) e se concentrem nas regiões próximas à gengiva.

À medida que o biofilme (a camada de bactérias que se forma sobre o esmalte) se desenvolve, é possível que ele se calcifique numa estrutura conhecida como tártaro. O tártaro (ou “cálculo”) se forma quando os minerais presentes na saliva entram em contato com os micro-organismos que estão sobre o dente, criando uma espécie de “cobertura” esbranquiçada e bastante difícil de remover.

A superfície do esmalte revestida por tártaro tende a acumular ainda mais bactérias e a causar irritações na gengiva, dando início ao processo inflamatório. Além disso, é possível que o cálculo dental provoque uma separação entre os dentes e a linha da gengiva, fazendo que os dentes fiquem frouxos e instáveis. E é por isso que cultivar bons hábitos de higiene bucal (como os que mostraremos mais adiante) é o grande segredo para quem quer se manter protegido!

Em relação aos fatores de risco para o desenvolvimento da gengivite, podem-se citar:

  • O hábito de fumar: o cigarro está associado ao surgimento de diversos problemas de saúde bucal, como a gengivite e as cáries;
  • Diabetes: indivíduos com diabetes têm menor resistência a processos inflamatórios, o que aumenta o risco de desenvolvimento de uma gengivite;
  • Mudanças hormonais: alterações nos hormônios podem deixar a gengiva mais sensível e, desta forma, vulnerável a processos inflamatórios.

Como se proteger da gengivite

Independentemente da existência de fatores de risco, os métodos tradicionais de prevenção da gengivite devem ser sempre seguidos. Essas técnicas incluem: 

1. Escove os dentes corretamente (e com uma escova adequada)

Escovar os dentes da forma correta é uma das principais estratégias para a prevenção e o tratamento da gengivite. De um modo geral, os dentistas recomendam que você realize a sua higiene bucal utilizando uma escova de cerdas macias e fazendo movimentos suaves, penteando as arcadas dentárias sempre no sentido da gengiva para o dente.

Dica Importante!

Visando a ilustrar com maior precisão a técnica correta de escovação, a empresa Carvvo, fabricante do Primeiro Clareador Dental 100% Natural do Brasil, disponibilizou este vídeo contendo um passo a passo explicado pelo cirurgião-dentista Renato Rosal.

O Dr. Rosal, inclusive, reforça o quanto o uso do Carvvo é importante como um complemento à sua rotina de higiene bucal. Os ingredientes naturais desse dentifrício removem tanto as manchas externas aderidas à superfície do esmalte quanto os fungos, bactérias e ácidos que causam a gengivite, as cáries e outras doenças bucais.

Para saber mais, visite www.carvvo.com.br.

2. Utilize o fio dental

Como o Dr. Rosal explica em seu vídeo, o uso do fio dental também é importantíssimo: o fio dental é o responsável por limpar as áreas entre os dentes, que são locais que a escova não consegue higienizar de maneira eficiente. Essas regiões costumam ser um grande foco de biofilme e acumulam tártaro com facilidade, dando início ao processo inflamatório da gengivite.

Por isso, sempre que for escovar os seus dentes, lembre-se de utilizar o fio dental!

3. Faça visitas regulares ao dentista

Por fim, não se esqueça de visitar o seu dentista regularmente. De acordo com os especialistas, o ideal é que você se consulte com um profissional de odontologia ao menos duas vezes ao ano. Desta forma, ele poderá lhe auxiliar a prevenir e perceber os estágios iniciais de doenças como a cárie e a gengivite e, assim, contribuir para que a sua saúde bucal se mantenha em dia.

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *