Dor de dente: o que pode ser?

with Nenhum comentário

A dor de dente pode ter várias causas, algumas nem relacionadas a saúde bucal, mas é sempre bom garantir que uma pequena dor não é resultado de algo maior, como uma inflamação na polpa do elemento dentário.

Por isso é importante investigar com o seu dentista, através do plano dental, sobre quais são os problemas que estão te causando isso e qual a melhor solução. Afinal, podem ser resultados de acidentes e traumas ou de doenças graves na boca.

Ficar com o dente doendo não é o que você quer, não é mesmo? Confira quais são as causas mais comuns e garanta a sua visita ao dentista, caso necessário.

O que pode ser?

Traumas dentários

O ideal é realizar a visita ao dentista quanto antes, para que não existam maiores problemas com o dente. Entretanto, muitas vezes, a pessoa sofre um trauma dentário e, por visivelmente não apresentar nenhum problema, não pensam em ir ao consultório odontológico.

Outras vezes, quando há rachaduras ou quebras acidentais, a ida ao dentista deve ser imediata, pois o dano por ter sido a exposição da dentina e até mesmo da pulpa do dente, fazendo com que haja uma excitação na raiz nervosa, o que provoca a dor.

Sensibilidade

As sensibilidades momentâneas a alimentos quentes ou frios são um dos tipos mais comuns de dor de dente e não costumam durar muito tempo, além de a sua intensidade ser moderada. Normalmente é apenas um incômodo e não indica algum problema mais sério.

Sua causa normalmente é uma corrosão leve no esmalte dental. Apesar de ser quase impermeável, há a possibilidade de ter sido removido por situações como: traumas, acidentes, bruxismo ou infiltração por bactérias. A sensibilidade também pode ser por um pequeno corte na região da gengiva que expôs a raiz nervosa dental.

Há a possibilidade de, após realizar algum tratamento dental, os dentes ficarem muito mais sensíveis do que eram antes. Verifique com o dentista do seu plano dental sobre quais são as melhores formas de realizar a higiene bucal após um procedimento.

Cáries

As cáries são orifícios que se formam na superfície dos dentes. Isso normalmente ocorre devido à má higiene bucal, fazendo com que bactérias, que existem naturalmente na boca, corroem os tecidos dentários, provocando lesões no esmalte.

Ao não realizar a higiene bucal necessária, há um acúmulo dessas bactérias, fazendo com que apareça uma placa bacteriana que pode ser removida apenas no consultório odontológico.

Quem procura o plano dental com um problema como esses, muitas vezes precisam fazer uma radigorafia ou, até mesmo, o que há de mais moderno nos consultórios como a telerradiologia, para que o dente possa ser analisado com detalhes pelo dentista. Essa tecnologia pode ser utilizada para verificar vários problemas dentários, sendo considerado uma parte fundamental do tratamento, esse é o principal benefício da telerradiologia.

A radiografia e a telerradiologia ajudam muito no diagnóstico e, por isso, tem sido cada vez mais utilizado pelos dentistas e tem oferecido muitos benefícios da telerradiologia. Além disso, podem servir como uma forma preventiva, para que a análise seja feita também sobre quais são os problemas em potencial do paciente, dando a oportunidade do profissional cuidar que se torne uma doença mais grave. 

Os principais tipos são:

  • periapical;
  • interproximal;
  • oclusal;
  • panorâmica.

A radiografia intrabucal é a mais comum, por oferecerem um grande detalhamento do dente, do osso e dos tecidos que dão o suporte a boca. Elas podem ser utilizadas para encontrar cáries, observar a região óssea dos dentes e também a raiz. 

Doenças periodontais

Essa doença causa uma inflamação na gengiva, podendo causar também uma vermelhidão acentuada e sangramentos, principalmente no momento da escovação e quando se passa o fio dental.

Ela afeta desde a gengiva até a formação do osso que envolve o dente. É uma evolução da gengivite que, quando não tratado de forma efetiva, pode causar a doença periodontal. É necessária uma visita ao dentista especializado, que o seu plano dental oferece, para que o tratamento seja o mais efetivo.

Uma das formas para identificar esse problema é com uma radiografia ou, até mesmo, com a Telerradiologia. O tratamento consiste em realizar uma raspagem supragengival, por ser a única forma de retirar a placa bacteriana que se formou nos dentes. O periodontista pode auxiliá-lo sobre qual é a melhor maneira de evitar que isso ocorra novamente, mas normalmente é através de uma boa higiene bucal e consultas periódicas ao dentista.

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *