O mau hálito é um dos problemas de saúde bucal mais comuns do mundo, atingindo 1 a cada 4 pessoas diariamente e causando inúmeros impactos na saúde física e mental.
Além de atuar como um indicativo de que algo está errado com a sua boca ou com o seu corpo, o mau hálito também pode dificultar as suas relações pessoais e prejudicar o seu desempenho profissional, pois reduz a sua autoestima e gera um quadro de estresse.
Para não correr todos esses riscos, confira as nossas 5 dicas para acabar de uma vez por todas com o mau hálito!
1. Escove os dentes (e a língua!) corretamente
Uma das causas do mau hálito é a presença de bactérias e fungos na boca, principalmente na língua. Esses micro-organismos se alimentam dos restos de comida que se acumulam na boca ao longo do dia e liberam uma substância malcheirosa chamada CVEs (Compostos Voláteis de Enxofre).
É por isso que os bons hábitos de higiene bucal, como escovar a língua e utilizar o fio dental, são o primeiro passo para quem quer se livrar do mau hálito. Ao escovar os dentes corretamente, você removerá não só os resíduos de comida, mas também os fungos e bactérias responsáveis pelo odor desagradável.
A forma ideal de escovar os dentes é:
- “Penteie” todos os dentes com suavidade, sempre no sentido da gengiva para o dente;
- Utilize uma escova de cerdas macias;
- Utilize o fio dental após a escovação;
- Não se esqueça de escovar a língua!
Neste vídeo, o cirurgião-dentista Renato Rosal demonstra o passo a passo de como escovar os dentes corretamente e, assim, prevenir tanto o mau hálito como outros problemas de saúde bucal.
2. Tome cuidado com os alimentos que são “vilões” do seu hálito
Quando o assunto é mau hálito, o problema também pode estar na alimentação. Alimentos da família do alho e da cebola possuem um odor forte naturalmente e, quando digeridos, acabam liberando os CVEs que citamos no tópico anterior e provocando um quadro de mau hálito.
Porém, se você for fã desses temperos, não precisa se preocupar! A ciência já descobriu alternativas para quem não quer abrir mão do alho e da cebola. Confira alguns alimentos que conseguem combater o cheiro dos CVEs e deixar o seu hálito fresco e protegido:
- Salsinha;
- Espinafre;
- Alface;
- Leite;
- Cogumelos.
3. Procure controlar o estresse e a ansiedade
Quando ficamos estressados, nosso organismo libera hormônios que são capazes de interferir no desenvolvimento dos fungos e bactérias causadores do mau hálito, fazendo com que eles cresçam mais rapidamente e produzam mais CVEs.
Além disso, o estresse e a ansiedade também reduzem a produção de saliva, o que contribui para aumentar os problemas com o mau hálito.
Isso acontece porque a saliva é uma barreira natural contra os fungos e bactérias que produzem os CVEs, pois ela contém compostos químicos que regulam o pH da boca e a tornam um ambiente menos favorável para esses micro-organismos.
Para evitar cair num ciclo de estresse e ansiedade, você pode seguir estas dicas:
- Praticar uma atividade física regularmente;
- Meditar;
- Regular a rotina de sono.
4. Inclua o carvão ativado e o óleo essencial de laranja em sua rotina de higiene bucal
Para se proteger de vez do mau hálito, você pode acrescentar à sua rotina de higiene bucal alguns ingredientes naturais que são muito eficientes no combate aos fungos e bactérias causadores do odor desagradável.
Um exemplo de ingrediente que vem sendo bastante utilizado em produtos de higiene oral é o carvão ativado medicinal, já presente em diversas linhas de produtos.
Além de ser uma substância segura para os dentes, o carvão ativado possui uma grande capacidade de atrair para si moléculas e micro-organismos responsáveis pelo mau hálito, agindo como um “ímã” para as impurezas que estejam na boca.
Outra boa dica é escovar os dentes com 1 gota de óleo essencial de laranja. Esse óleo é capaz de matar fungos e bactérias tão bem quanto os enxaguantes bucais mais potentes e tem a vantagem de ser 100% natural.
Nos últimos anos dentifrícios feitos à base desses ingredientes naturais passaram a se destacar no mercado internacional e, em 2017, a Carvvo, uma empresa brasileira, decidiu importar essa tecnologia.
5. Visite o seu dentista regularmente
Por fim, um método extremamente eficaz de prevenir o mau hálito e tantos outros problemas de saúde bucal é visitar o dentista regularmente.
De acordo com os especialistas, o ideal é que você se consulte com o seu dentista 2 vezes por ano (no mínimo!). Desta forma, o profissional de saúde poderá acompanhar de perto como estão os seus dentes e, é claro, ajudar você a cuidar do seu hálito!
Compartilhe nas redes sociais!
Deixe seu comentário