Todo dentista precisa saber como captar pacientes através do e-mail em massa para a sua clínica odontológica. Afinal, qual consultório não precisa de novos clientes?
O e-mail marketing ainda hoje é uma ferramenta muito útil para quem quer transformar visitantes na Internet em clientes para o seu negócio. Tanto é assim que as maiores empresas do país investem milhões neste tipo de tecnologia.
Quer saber como captar pacientes através do e-mail marketing? Então acompanhe a leitura do artigo abaixo!
Produza conteúdo de alta qualidade para os seus consumidores
O primeiro passo para captar pacientes pela Internet é produzir conteúdo de alta qualidade. Por sorte, o setor odontológico é um dos melhores para isso, uma vez que o público vive com dúvidas sobre questões médicas.
Dessa forma, ao produzir conteúdo de alta qualidade, será possível atrair potenciais consumidores que fazem buscas no Google sobre problemas odontológicos. Eles cairão em seu site, o que será o primeiro passo para convertê-los em uma lista de e-mail marketing.
Use ferramentas criativas para descobrir o que os pacientes querem
Uma boa ideia para poder captar pacientes através do e-mail marketing é oferecer alguma ferramenta que ajude a solucionar uma dúvida que ele tenha.
Por exemplo, suponha que a sua clínica é especializada em lentes de contato dentais. É possível criar uma ferramenta de orçamento que ajuda a fazer um “pré-atendimento” e entrega, por e-mail, uma previsão de orçamento.
Assim, sua clínica pode capturar alguns e-mails de visitantes e já entender o tipo de serviço que eles estão interessados.
Por exemplo, se a pessoa se cadastrou ao usar a ferramenta de orçamento de lentes de contato, é alguém que quer esse serviço. Já se escolheu a ferramenta de clareamento, está em busca de outro serviço.
Esse conhecimento será muito útil na hora de fazer conteúdo do e-mail marketing, mas falaremos sobre isso em breve.
Use formulários para saber como captar pacientes através do e-mail marketing
Outra maneira de captar pacientes através do e-mail marketing é pela distribuição de formulários. Eles atuam como uma espécie de “portão de coleta” entre os visitantes e um conteúdo que eles queiram.
Por exemplo, suponha que você produziu um e-book chamado O Guia Completo do Siso, explicando como se preparar para a remoção do dente, que tipo de comida comer e quais os cuidados pós-cirurgia.
Para baixar o e-book, o visitante deve preencher um formulário informando seu e-mail e nome. Assim, é possível montar uma lista com os contatos de todas as pessoas interessadas em cirurgia do Siso na sua região.
Insira gatilhos espalhados pelo site da sua clínica odontológica
O terceiro jeito de montar uma lista de e-mails para atuar no marketing é pelo uso de gatilhos. Eles podem ser usados não só com os contatos, mas também em integração com as redes sociais.
Utilizando o Pixel do Facebook e outros códigos, é possível saber quando a pessoa acessou cada página em específico e criar campanhas de e-mail marketing ou retargeting para elas.
Por exemplo, caso a pessoa entre no artigo explicativo sobre lentes de contato facial, é possível disparar um e-mail automatizado com um e-book ou depoimentos de pacientes que já realizaram o procedimento.
Esse tipo de complemento ajuda a converter aquele contato em um cliente para o seu consultório odontológico.
Segmente às suas listas de acordo com os seus públicos ou serviços
Se você quer saber como captar clientes através do e-mail marketing, precisa aprender a segmentar o seu conteúdo. Afinal, nem todo cliente quer a mesma coisa ou os mesmos serviços.
Por exemplo, o cliente que procura uma lente de contato dental não é o mesmo paciente que quer tratar uma cárie infantil.
Dessa forma, o mais recomendado é tentar dividir os pacientes em listas com possíveis problemas, como “Cárie infantil”, “dentes irregulares”, “dentes amarelados” e outros.
Em seguida, tentar “adivinhar” qual é o problema de cada visitante com base no conteúdo que ele acessa.
Por exemplo, alguém que busca conhecimento na página de lentes de contato dental pode estar tanto na lista “dentes irregulares”, quanto na “dentes amarelados”.
Assim, vale a pena mandar um e-mail de complemento com um texto ou conteúdo sobre “X maneiras de clarear os dentes”. Se ele abrir, é sinal de que seu problema são os dentes amarelados e você consegue colocá-lo na lista certa.
Produza conteúdo segmentado para qualificar os pacientes
Por fim, quando você começar a ter listas mais definidas, é hora de produzir conteúdo qualificado para cada problema em específico.
Nesse momento, o ideal é lembrar dos preceitos básicos de uma venda:
- qualificar o consumidor para que ele possa tomar sua decisão;
- apresentar seu procedimento como o mais vantajoso por meio de depoimentos reais de outros pacientes.
Com essa produção de conteúdo segmentada, que só pode ser criado porque fizemos todo aquele trabalho prévio para a montagem da lista de e-mails, ficará mais fácil converter o contato em cliente.
E aí, aprendeu como captar clientes através do e-mail marketing? De fato, não é uma tarefa fácil, mas o seu consultório odontológico conseguirá lotar a agenda ao executar a estratégia adequadamente.
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