Deixemos o pessimismo de lado: a crise causada pelo Covid (ou qualquer outra crise) quase sempre representa um processo de transição da tecnologia.
Achar que a crise só traz coisas ruins para a sociedade é uma forma limitada de enxergar o mundo.
A tecnologia, na verdade, é uma grande aliada da crise, justamente porque ela passa por períodos de transição para que as empresas possam sobreviver no mercado.
Graças à crise, novas demandas surgem, e junto a isso novas ideias são colocadas em prática.
Grande parte das empresas recua diante de uma crise, mas é justamente neste momento que elas mais precisam investir em vários setores para sobreviver a esse vendaval que abala a economia.
De fato, o cenário como todo é bem desafiador. Simplesmente dizer que a crise gera oportunidades não é o suficiente para que as empresas não precisem planejar detalhadamente todos os processos internos, justamente para não criar uma crise interna.
Por isso, o uso com sabedoria da tecnologia pode reduzir enormemente esses impactos para todos os setores, até mesmo para consultórios médicos!
Separamos abaixo 3 motivos pelos quais a crise representa uma transição da tecnologia, e como o seu negócio pode se aproveitar disso para sobreviver em tempos difíceis. Boa leitura!
1- Monitorando tudo à distância
Se você tem um consultório de odontologia, por mais que seja difícil atender a maior parte dos pacientes durante uma crise como a atual (2020), é possível usar a tecnologia para fazer monitoramento à distância.
Claro que não é possível fazer um canal à distância, mas é possível prestar suporte e atendimento aos pacientes sem que eles precisem sair de casa.
Softwares de gestão existem aos montes no mercado, e com a chegada da nova crise, eles se popularizaram ainda mais, oferecendo mais opções para que as empresas dependam cada vez da proximidade física.
Prova disso é que milhares de profissionais estão fazendo home office em 2020.
Trabalhar remotamente é uma tendência cada vez maior, e se você ainda não pensou em como adaptar isso ao seu consultório, este é o momento ideal!
2- Controlando todos os resultados
Durante uma crise, tudo pode acontecer. O cenário pode mudar da água para o vinho, e vice-versa. Por isso, para manter o controle sobre o seu consultório, é importante estudar o mercado, entender como ele está se comportando e antecipar suas estratégias para não permitir que o seu negócio afunde.
Novamente, por conta da crise, muitas empresas estão oferecendo mais facilidades relacionadas a esse tipo de tecnologia. Esses softwares permitem centralizar em um único lugar uma porção de dados segmentados que podem ser tratados e analisados.
Assim, fica muito mais fácil poder decidir quais ações de marketing devem receber maior investimento a fim de trazer o maior retorno.
E falando em home office, já tem profissionais da saúde utilizando até mesmo um escritório virtual em tempos de pandemia! Já pensou em migrar o seu consultório temporariamente para o meio digital?
3- Reduzir o máximo possível de custos para o seu negócio
Quando uma crise surge, a primeira coisa que muitas empresas pensam em fazer é reduzir os custos. Especialmente quem é dono de um consultório e é o próprio investidor no negócio.
Porém, nem sempre essa é a melhor atitude a ser tomada. E nem sempre é a mais necessária.
Isso porque a tecnologia favorece também o campo da economia, já que existem ferramentas capazes de reduzir bem os custos e gerar mais economias para qualquer negócio.
Isso evita gastos desnecessários, torna as projeções financeiras mais assertivas, e, claro, diminui os impactos financeiros, especialmente em tempos de crise.
Nunca é tarde demais para modernizar um negócio e investir em tecnologia, seja durante uma crise ou não.
O impacto tecnológico no mercado brasileiro tem sido cada vez maior, e a previsão é que ele movimente em torno de 1 bilhão de reais ou mais entre 2020 e 2021.
E você, já sabe quais medidas tomará para não permitir que a sua empresa também se prejudique durante a crise?
Deixe o seu comentário abaixo contando quais serão as suas estratégias!
Conteúdo produzido por Desk Coworking
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