O ano de 2020 está prestes a encerrar, e para o ano que surge, o planejamento orçamentário da sua clínica é uma prioridade que não pode ficar para depois. Com ele, será possível estabelecer novas metas e perspectivas, trabalhando sempre baseado em informações confiáveis. Quer saber como elaborar o seu? Confira o artigo que preparamos, e que vem com um bônus para você!
Importante frisar desde já que um planejamento financeiro é diferente de suas demonstrações financeiras. Em vez de olhar o que já aconteceu, você faz projeções para os próximos meses, prevendo receitas e despesas.
Suas projeções funcionarão como um sistema de alerta precoce, ajudando você a planejar quedas de fluxo de caixa, identificar necessidades de financiamento da clínica e apontar o melhor momento para projetos.
Também oferece uma ferramenta para monitorar suas finanças, permitindo que você avalie seu progresso e evite problemas rapidamente. Aqui estão seis etapas para criar seu planejamento orçamentário da sua clínica.
1. Revise seu plano estratégico
O planejamento orçamentário deve começar com o plano estratégico da sua clínica. Você deve pensar sobre o que deseja realizar no início de um novo ano e se fazer uma série de perguntas:
- Eu preciso expandir?
- Eu preciso de mais equipamentos?
- Eu preciso contratar mais funcionários?
- Eu preciso de outros novos recursos?
- Como meu plano afetará meu fluxo de caixa?
- Vou precisar de financiamento? Se sim, quanto?
Em seguida, determine o impacto financeiro nos próximos 12 meses, incluindo gastos em grandes projetos.
2. Faça projeções financeiras
Crie projeções financeiras mensais registrando sua receita antecipada com base nas previsões de atendimentos e despesas antecipadas de mão-de-obra, suprimentos, despesas gerais, etc. Agora, conecte os custos dos projetos que você identificou na etapa anterior.
Para este trabalho, você pode usar uma planilha simples ou ter auxílio da sua contabilidade digital. Não presuma que os atendimentos serão convertidas em dinheiro imediatamente. Insira-os como dinheiro apenas quando você espera receber o pagamento com base na experiência anterior.
Além disso, prepare uma declaração de receita projetada (lucros e perdas) e uma projeção de balanço. Pode ser útil incluir vários cenários — provavelmente, otimista e pessimista — em suas projeções para ajudá-lo a antecipar os impactos de cada um.
Pode ser uma boa ideia buscar o conselho de seu contador ao desenvolver suas projeções financeiras. Certifique-se de revisar o plano juntos.
3. Organize suas finanças
Use suas projeções financeiras para determinar suas necessidades de recursos. Aborde seus parceiros financeiros com antecedência para discutir suas opções. Projeções bem preparadas ajudarão a garantir que sua gestão financeira seja sólida.
4. Tenha um plano para contingências
O que você faria se suas finanças se deteriorassem repentinamente? É uma boa ideia ter fontes de dinheiro de emergência antes de precisar delas. As possibilidades incluem manter uma reserva financeira ou muito espaço em sua linha de crédito.
Afinal de contas, pode surgir algum imprevisto que vá além das suas possibilidades. 2020 é um exemplo clássico, onde a pandemia do coronavírus pegou muita gente de surpresa e várias empresas fecharam suas portas por não ter um plano de contingência financeiro.
5. Monitore suas finanças
Ao longo do ano, compare os resultados reais com suas projeções do seu planejamento orçamentário da sua clínica médica para ver se você está dentro da meta ou precisa fazer ajustes. O monitoramento ajuda a identificar problemas financeiros antes que eles saiam do controle.
6. Obtenha ajuda
Se você não tiver experiência, considere contratar um especialista para ajudá-lo a montar seu plano financeiro. O apoio de uma contabilidade digital também é de fundamental importância quando falamos de planejamento orçamentário da sua clínica médica. Por meio da tecnologia, eles poderão lhe ajudar a ter acesso em tempo real às suas finanças, tendo sempre o máximo de controle.
Não perca mais tempo!
Estamos em contagem regressiva para o início do próximo ano, e com certeza você ainda tem muita coisa para fazer nesse 2020, certo? Por isso, iniciar o planejamento financeiro da sua clínica médica precisa ser uma ação que tem que começar hoje mesmo.
Para auxiliar nesse processo, a Contabiliza Rio preparou um modelo de planilha para planejamento orçamentário anual. Clique aqui e tenha acesso agora mesmo a ela. Com esse documento, o processo deve ficar muito mais simples e prático.
E se precisar de ajuda, é só nos chamar! Aqui temos um time de consultores que podem lhe ajudar na elaboração do planejamento orçamentário da sua clínica médica!
Deixe seu comentário