Assim como para os humanos, manter a saúde bucal também é muito importante para os animais. Entenda sobre a importância do dentista para os pets!
Ao passo em que banho e tosa são considerados essenciais para um animal de estimação, os tutores acabam deixando de lado a saúde bucal dele. A importância do dentista para os pets é grande e não pode ser esquecida.
Inclusive, você já se perguntou se seu bichinho precisa ir no dentista?
Igualmente importante, manter a boca e os dentes limpos é também um ato de amor com seu amiguinho e de prevenção contra doenças!
Neste post falaremos sobre a importância do dentista para os pets e iremos dar dicas sobre a saúde bucal dos animais. Continue a leitura!
Importância do dentista para os pets: por que levar seu pet no dentista?
Você sabia que cerca de 85% das doenças bucais dos pets são causadas por bactérias? E isso pode ser facilmente evitado com a escovação e um check-up com o dentista.
Manter uma frequência de consultas, que pode ser semestral ou anual, faz toda a diferença e pode salvá-lo de problemas graves e que podem custar a sua vida.
Mas, afinal, quando saber qual é a hora certa de levar o bichinho no dentista?
Sinais de que seu pet precisa ir ao dentista
Podemos até achar que isso não é necessário, mas é preciso sempre estar atento quanto à saúde bucal dos nossos amigos peludos e a importância do cuidado com a dentição deles. Se eles apresentarem os sintomas a seguir, procure o veterinário o mais rápido possível!
Aproveite e veja quais são os 5 motivos para levar seu pet no dentista.
Sangue nos brinquedos ou alimentos
O sangue nos brinquedos e alimentos pode ser causado por gengivite. Uma inflamação nas gengivas que pode causar pequenos sangramentos ao toque.
Os animais de estimação gostam muito de brincar com a boca, certo? Se você encontrar sangue tanto na cavidade oral do seu pet como nas coisas onde ele costuma morder ou lamber, algo não está bem.
Mau hálito
Você já sentiu um forte mau hálito nele? Pode indicar que há um problema. Muitas pessoas acreditam que é normal um animal apresentar o famoso bafo, mas a verdade é que isso não deveria ser assim.
Um cão com boa saúde bucal não apresenta hálito forte! Procure ajuda, pois pode ser desde tártaro até algum tipo de infecção bacteriana.
Saliva em maior quantidade
Se ele está babando mais do que o normal, pode ser que esteja com algum problema bucal. Inclusive, abscessos e doenças periodontais podem causar esse e outros sintomas.
Relutância em carinhos na cabeça
Assim como os humanos, os pets podem sentir dor de dente, mas diferente de nós, eles não conseguem expressar a dor!
Então é preciso que você se atente aos comportamentos dele para compreender o que está acontecendo.
Se ele reluta quando você chega perto da cabeça, pode ser um indicativo de que ele esteja sentindo dor de dente, que, por sua vez, pode ter vários motivos.
Como prevenir problemas bucais em pets
De acordo com os dentistas de pets, a melhor forma de prevenir problemas bucais é realizando a escovação.
A higiene bucal, além de manter os dentes limpos, previne infecções, tártaro, mau hálito e outras doenças relacionadas à falta de asseio. Para saber a melhor hora de escovar os dentes do seu bichinho e qual a melhor técnica para isso, pergunte ao médico já na primeira consulta!
Os animais de estimação são verdadeiros amigos que nos dão muito amor e carinho, então é preciso retribuir isso demonstrando atenção inclusive com a saúde deles, levando-os, por exemplo, ao dentista de pets.
Agora que você já sabe a importância dos cuidados com a saúde bucal dos bichinhos, que tal ver os outros conteúdos que preparamos no nosso blog?
Deixe seu comentário