Com o avanço da tecnologia, chegamos ao conceito de indústria 4.0 que está trazendo mudanças e melhorias para diversos setores do mercado. Entenda mais sobre essa tecnologia e como ela pode contribuir para o seu trabalho em consultórios odontológicos.
- O que é a tecnologia 4.0?
- Quais vantagens ela proporciona?
- Qual a relação entre a tecnologia 4.0 e os consultórios odontológicos?
- Como utilizar de forma benéfica a tecnologia 4.0?
Conceito da Tecnologia 4.0
A indústria 4.0 faz parte da chamada quarta revolução industrial, e se refere à otimização dos processos industriais baseado em dados, possibilitando a digitalização do setor de produção. Para isso, utiliza-se de Sistemas Ciberfísicos, Internet das Coisas e Internet dos Serviços, por meio de tecnologias como Inteligência Artificial, Big Data, Machine Learning, robotização, realidade virtual, entre outras.
Esse avanço da tecnologia 4.0 ajuda a aumentar o lucro das empresas, devido à agilidade e automatização dos serviços que ela permite. Sendo possível gerenciar a produção de modo online, além de prever falhas, agendar manutenções e programar as mudanças necessárias, sem precisar que alguém esteja de fato na fábrica.
Tornando também os processos de produção mais eficazes, autônomos e customizáveis por meio de máquinas que operam entre si de maneira inteligente, trocando informações e adaptando-se de acordo com a análise de erros e acertos.
Indústria 4.0 e suas vantagens
O avanço da tecnologia 4.0 traz inovação e vantagens para diversos segmentos de negócios, possibilitando:
- Mais produtividade
A automatização dos processos gera mais agilidade e precisão na execução dos procedimentos, aumentando assim a produção e permitindo aos seus colaboradores a realização de atividades que utilizem mais de sua capacidade estratégica em tarefas voltadas aos objetivos e resultados da empresa.
- Redução de custos
Os recursos são utilizados de forma inteligente, gerando mais economia ao reduzir erros na execução dos processos por meio do uso de máquinas programadas que também realizam diagnósticos e rotinas de manutenção, colaborando para o aprimoramento dos resultados. O que aumenta a eficiência operacional e melhora os indicadores de desempenho, além de diminuir o consumo de energia.
- Possibilidade de customização
Devido à facilidade e agilidade da produção, é possível oferecer e permitir aos clientes variadas possibilidades de personalização do produto a ser adquirido, assim como saber mais informações sobre a matéria-prima utilizada.
- Cloud Computing
É o sistema que integra as cadeias de valor à nuvem, ou seja, no meio online e digital, desde o início da produção até a finalização do produto e entrega ao consumidor final. O que traz mais agilidade, modularidade e flexibilidade nos processos.
- Gerenciamento integrado
Permite a rastreabilidade e monitoramento das máquinas e equipamentos de forma remota, transparente e em tempo real, integrando as operações e disponibilizando dados para controle da gestão, com rapidez no processamento de informações.
Tecnologia 4.0 aplicada aos consultórios odontológicos
Além de facilitar o trabalho dos profissionais nos consultórios, agilizar o atendimento e melhorar a experiência dos clientes em relação aos tratamentos oferecidos, o avanço da tecnologia 4.0 em relação ao mercado de odontologia, possibilita:
- Comunicação entre paciente e consultório
Utilizando um sistema integrado através de um software de gestão, o consultório pode disponibilizar ao paciente o acompanhamento de todo seu histórico odontológico, além de agendamento online, digitalização de documentações, envio de mensagens e lembretes, entre outras ações que otimizam o tempo de ambos e agilizam o trabalho.
- Evolução dos materiais utilizados
Através da realização de escaneamento e confecção, de forma rápida e prática, de próteses dentárias, coroas, pontes ou facetas em porcelana para serem aplicadas diretamente no paciente, por meio de uma impressora digital 3D.
- Segurança nos procedimentos
É possível fazer implantes dentários através de uma cirurgia guiada, na qual, um software de computador planeja todo o procedimento, considerando precisamente as particularidades de cada paciente. O que faz com que o dentista, após a análise, tenha um conhecimento mais aprofundado sobre cada caso para a inserção da prótese de modo mais seguro.
- Mais conforto para os pacientes
Com os avanços tecnológicos os procedimentos no geral ficaram menos invasivos, amenizando assim desconfortos e dores. Por exemplo, o tratamento com ultrassom cirúrgico, possibilita realizar modificações na estrutura óssea da boca ou na gengiva, através de instrumentos rotatórios ou cortantes e com vibração ultrassônica. Indicada para determinados casos, quando utilizada oferece resultados eficazes e uma recuperação mais tranquila.
- Diagnósticos mais precisos
Através do uso da tecnologia e aperfeiçoamento das máquinas, é possível fazer uma análise minuciosa do dente e ter um diagnóstico mais preciso. Por meio de um check-up digital, exame realizado via câmera intrabucal, é possível captar imagens em alta definição que permitem aumento de até 70 vezes.
- Aperfeiçoamento estético
Outra inovação no trabalho do dentista 4.0 é a oferta de procedimentos estéticos que geram melhoras significativas. Como, por exemplo, a partir das nanopartículas, pode-se criar resinas de alto polimento com mais resistência e brilho, garantindo também mais durabilidade às restaurações.
- Atendimento diferenciado
Contar com o avanço da tecnologia 4.0 também ajuda a oferecer aos pacientes do seu consultório uma experiência única, gerando mais credibilidade e confiança. Através da chamada Digital Smile Design, uma radiologia digital, é possível permitir a visualização exata do resultado final do tratamento de cada paciente, possibilitando a ele acompanhar todo o processo e deixando o atendimento ainda mais personalizado.
Os benefícios que a utilização da tecnologia 4.0 gera
Utilizando-a da melhor forma, a tecnologia 4.0 traz muitas vantagens para o seu negócio e para o mercado, como por exemplo:
- Menos utilização dos recursos naturais;
- Redução de custos de produção;
- Agilidade no lançamento de novos produtos;
- Personalização, qualidade e menor custo;
- Remanejamento de colaboradores para funções menos mecanizadas;
- Incorporação de novas habilidades e conhecimentos ao mercado de trabalho;
- Mais segurança ao evitar trabalhos de risco;
- Acesso e controle de dados à distância;
- Resultados mais precisos;
- Integração das informações;
- Automatização de tarefas;
- Mais novidades e inovações;
- Otimização do tempo.
Conteúdo produzido por Dakol.
Compartilhe nas redes sociais!
Deixe seu comentário