O mundo online já está impactando em todo tipo de atividade. Até pouco tempo atrás, mesmo com o e-commerce mostrando toda a sua força, alguns segmentos ainda não exploravam todo esse potencial.
Hoje já se sabe que todo tipo de atividade pode ser bem impactada pelo uso do comércio eletrônico. E isso vale também para as clínicas odontológicas, que podem ter o e-commerce como um aliado para aumento das vendas.
O mercado muda rápido, assim como o perfil dos consumidores. Hoje grande parte das pessoas inicia as buscas por algum serviço ou produto na internet. portanto, quem quer manter o sucesso de seu negócio precisa ser encontrado online.
E mais do que ser encontrado, pode oferecer facilidades para o agendamento e até mesmo a compra de alguns serviços.
Quer saber como usar o e-commerce a favor da sua clínica odontológica? Então acompanhe nossas dicas!
Apresente suas especialidades
O primeiro passo é ter um site com informações claras sobre sua clínica, sua história e o principal, todos os serviços que você oferece. Um e-commerce já apresenta na home diversos produtos, começando por todos aqueles de maior destaque, não é mesmo?
Então sua clínica também deve adotar uma estratégia baseada neste conceito do e-commerce. Apresente de maneira clara suas especialidades, como funciona o atendimento, como é feito o orçamento e todos os demais detalhes envolvidos.
Se algum serviço não depende de avaliação presencial para orçamento, já apresente o valor e as formas de pagamento oferecidas. Isso é um facilitador considerável para as pessoas que estão realizando um busca.
Normalmente os consumidores procuram por pelo menos três diferentes opções, avaliam as informações oferecidas por cada um e então decidem por qual deles optar. Você certamente largará na frente de muitos concorrentes caso apresente suas especialidades e informações bem completas sobre cada uma delas.
Facilite o agendamento
Na área odontológica, evidentemente tudo gira em torno do atendimento na clínica. Então a maior facilidade que você pode oferecer ao seu potencial cliente, é um agendamento prático, rápido e eficiente. Seu site precisa ter foco no agendamento.
É claro que tudo começa pela primeira dica que apresentamos. Antes de agendar, o consumidor quer encontrar as informações que está procurando. Ninguém faz agendamento em uma clínica para realizar um tratamento de clareamento, por exemplo, sem saber como funciona, o que vai ser necessário, qual o custo, dentre outros detalhes.
Partindo do princípio que você já regularizou essa parte do seu negócio, o que vai te gerar leads e serviços efetivos é o agendamento. Por isso o processo não pode ser burocrático e exigir dezenas de informações e várias etapas. As pessoas querem agilidade e praticidade nos dias de hoje.
Ofereça benefícios
Então estruture bem o site para que os agendamentos sejam feitos de maneira auto-explicativa e bem rápida. Este é um fator decisivo para conquistar mais clientes.
Muita gente associa benefícios, descontos e promoções com outros ramos do comércio, mas na verdade esse é o tipo de situação que tem resultados positivos em qualquer área. Existem serviços na odontologia que devem ser recorrentes, feitos de tempo em tempo.
Você pode tentar fidelizar o cliente que realiza um desses serviços em sua clínica uma vez para motivá-lo a retornar. Quem sabe um cupom de desconto para o próximo retorno? Que tal uma facilidade na realização de outra especialidade complementar?
Você pode oferecer ainda descontos para os agendamentos feitos pelo site? Quer uma motivação maior do que essa para promover a sua clínica? O usuário procura por clínicas na internet, encontra a sua, tem acesso a todas as informações, faz um agendamento em poucos passos e ainda ganha desconto. Esse potencial cliente vai sair satisfeito ou não?
Hoje é preciso estar próximo dos consumidores. Você precisa mostrar que se importa com a presença dele e que deseja que ele seja um cliente freqüente da sua clínica. Nada melhor então que oferecer motivações e benefícios.
Conclusão
Ter presença na internet é fundamental e hoje já não é mais novidade para ninguém. Portanto, não pense que o simples fato de ter um site para sua clínica será fator decisivo para você conquistar cada vez mais consumidores.
É preciso se destacar, oferecer algo mais. E neste artigo apresentamos três dicas muito importantes para sua clínica ter esse destaque tão desejado. O e-commerce tem as premissas de apresentar aos consumidores todas as informações possíveis sobre cada produto ou serviço, quanto mais detalhes mais chances de atração e fechamento.
No caso da área odontológica entra ainda o fator do agendamento, altamente fundamental para as clínicas. E por fim existe ainda a política de benefícios e incentivos para fidelizar os clientes, estratégia válida no e-commerce para qualquer segmento.
Não deixe o site de sua clínica ir na contramão do que é mais usual no meio do e-commerce. Tenha essa pegada comercial, valorize suas especialidades e pense em facilitar sempre a vida dos consumidores!
Conteúdo produzido por Gustavo Faleiro, Gerente de Marketing da Loja Virtual
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