Toda empresa quer ter visibilidade para alcançar novos clientes em potencial. E há uma parcela significativa que aposta em ferramentas do universo digital para chegar a esse resultado.
Mas, você sabia que é possível impactar novas pessoas na internet fazendo mais do que apenas anúncios no Google Ads? O marketing de influência é uma dessas formas que traz cada vez mais resultados para as marcas.
De acordo com a pesquisa “ROI & Influência 2019”, duas em cada três empresas no Brasil já usam influenciadores na estratégia digital. E esse vem crescendo; afinal, 83% das organizações que participaram da pesquisa realizou alguma ação com influenciadores, sendo que em 2017 esse percentual era de 64%.
Neste post explicaremos em que consiste essa frente do marketing digital que vem conquistando espaço nas estratégias de divulgação das empresas. E ainda mostraremos como utilizá-lo em prol da sua marca. Confira a seguir.
Mas, antes, o que exatamente é o marketing de influência?
Você provavelmente deve ter ouvido falar dos influenciadores digitais. Essas pessoas que têm um público fiel de seguidores – justamente pela relevância que conquistaram nas redes sociais – formam o principal pilar do marketing de influência.
Quando esses influencers falam sobre algum assunto ou compartilham suas vidas com os fãs, eles geram conexão. E, por isso, o conteúdo que eles criam é capaz de engajar pessoas, tanto para defender uma causa quanto para comprar um produto.
Ou seja, essa modalidade do marketing se baseia na relevância de uma pessoa que tem um público cativo nas redes sociais. E é através dessa influência que se estabelece um contato com o público para transmitir a mensagem da marca.
Diferenciais
Toda essa dinâmica se desenvolve em redes sociais, como Twitter, YouTube, Facebook etc.
No entanto, o marketing de influência não se resume a comprar espaço em um feed de Instagram, por exemplo. A dinâmica vai mais além. E isso porque o marketing de influência:
- possibilita a cocriação – ou seja, o influenciador ajuda a direcionar a mensagem da sua marca de forma que realmente funcione com o público dele;
- confere credibilidade – as pessoas confiam no influenciador que seguem, por isso estão abertas a receber as dicas que eles dão;
- compartilha um estilo de vida – os seguidores se inspiram nas pessoas que acompanham nas redes e, por isso, querem comer onde elas comem, ter os acessórios que elas usam e assim por diante.
Outra prova de que o marketing de influência é diferente de veículos que apenas vendem espaço para anúncio é o grau de credibilidade que as pessoas conferem a ele.
De acordo com uma pesquisa da Qualibest, a opinião de influenciadores é a segunda mais relevante na hora da compra (50%), atrás somente da opinião de parentes e amigos (56%). Já a publicidade online aparece em sexto lugar (24%) e anúncios em TV e rádio em sétimo (16%).
Como sua empresa pode trabalhar com o marketing de influência
Depois de entender mais sobre essa modalidade do marketing e conhecer seus diferenciais, chegou a hora saber como sua empresa pode se beneficiar com ele.
Escolha o influenciador certo
Para sua marca usufruir dos benefícios do marketing de influência não basta escolher uma pessoa com muitos seguidores nas redes sociais. É preciso saber se ela realmente influencia quem a segue.
E essa informação é revelada por meio do engajamento. Ou seja: qual é o percentual de seguidores que curte e comenta o conteúdo postado?
Respondendo a essa pergunta é possível saber se o influenciador, de fato, influencia sua base.
Saiba quem você quer alcançar
Mas também não basta escolher um influenciador apenas pela quantidade de pessoas que ele engaja. Afinal, é preciso saber para qual nicho ele fala. E mais: se esse nicho é o mesmo para o qual você quer divulgar sua marca.
Por exemplo, se você tem um produto para homens, mas o público do influenciador que você quer é formado majoritariamente por mulheres, escolhê-lo não será uma boa opção.
Então, esse também é um ponto que deve ser levado em consideração antes de definir sua estratégia no marketing de influência.
Você não precisa fazer isso sozinho
Se você achou complicada essa tarefa de “checar” se o influenciador realmente é engajado e se o público dele é o mesmo que o seu, não se preocupe. Afinal, sua marca não precisa fazer tudo isso sozinha.
E isso porque, na prática, o marketing de influência pode funcionar em três frentes:
- Influenciadores digitais;
- Marcas;
- Intermediadores.
Essa terceira frente está justamente aí para otimizar os resultados das empresas com o marketing de influência. Ela geralmente é feita por agências especializadas em conectar influenciadores a marcas (como a influu) ou mesmo pelo agenciamento ou assessoria dos digital influencers.
Ou seja, todo o processo de desenvolver a campanha e executá-la pode ser feito com o auxílio desses intermediários, que são profissionais e sabem como obter os melhores resultados para sua marca.
Este texto foi escrito por Andressa Lima, criadora de conteúdo da influu.
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