Com um grande número de clínicas e novos empreendimentos que vêm aparecendo, é importante para um consultório que queira se consolidar no mercado buscar por novas alternativas para captar e fidelizar pacientes, assim como para fidelizar os antigos.
Por conta disso, cada vez mais as clínicas precisam de novas estratégias para garantir que sua marca continue sendo vista pelas pessoas e, principalmente, que novos pacientes continuem chegando. Para isso, existe o marketing odontológico com diferentes recursos para serem implementados pela clínica dentária, garantindo maior estabilidade no mercado.
Por que investir no marketing odontológico?
Atualmente, estamos em um mundo em que a grande maioria das pessoas têm acesso a smartphones e internet quase 24 horas por dia. Além disso, os meios de veiculação tradicionais, como televisão, jornal e revista impressa vêm perdendo audiência gradativamente.
Por conta disso, as empresas e consultórios odontológicos que desejam se consolidar no mercado também precisam se adaptar a essas novas demandas do seu público, estando presente nesses espaços em que eles estão.
Essa é a ideia por trás do marketing odontológico, garantir a presença digital para clínicas odontológicas. Dessa forma, sempre que uma pessoa for procurar, através da internet, por uma clínica ou consultório, conseguirá achar a sua.
Essa estratégia de captação de pacientes vêm crescendo em todas as áreas, pois muitos gestores entendem a necessidade de investir nessas novas estratégias para garantir não apenas a sua continuidade no mercado, mas para firmar a sua empresa ou consultório no mercado.
O que é o marketing odontológico?
O marketing farmacêutico ou odontológico utiliza estratégias do marketing para que possam ser implementadas em seu consultório. Basicamente, isso significa construir a sua presença nos meios digitais.
Para que isso seja eficiente, é necessário realizar um planejamento estratégico e que seja bem estruturado. Para isso, tenha em mente as estratégias do marketing digital: definir a persona ou público-alvo, adequação da linguagem ao seu público, e em quais canais você deseja inserir a sua clínica dentária.
Para uma visualização mais rápida, entenda como funciona as principais estratégias do marketing digital:
- Marketing de conteúdo: para que os conteúdos sejam produzidos, é necessário considerar a persona e o público-alvo, garantindo que seja feito com a linguagem adequada para eles. Além disso, é necessário considerar em qual momento do funil (topo, meio ou fundo) essa pessoa está, para garantir que consiga encontrar o consumidor ou, no caso, o novo paciente, no momento certo da busca;
- Inbound Marketing: esse é um conjunto de estratégias que tem como objetivo atrair os possíveis clientes e convertê-los em vendas. Diferente das mídias tradicionais, esse modelo busca ir atrás do consumidor, mas espera que ele chegue até você, através do bom posicionamento do site, com conteúdos e envios de e-mail marketing;
- SEO: sua sigla significa Search Engine Optimization, também conhecido como uma otimização dos mecanismos de buscas. Ele considera o link building, as palavras-chave, a relevância do conteúdo e a experiência do usuário, visando sempre o bom posicionamento do site nas buscas.
São etapas diferentes de um mesmo projeto e cada uma possui suas especificidades. O importante é garantir a implantação de cada uma delas para que seu objetivo em comum seja atingido: ter a sua presença digital para clínicas odontológicas, assim como certificar maior autoridade para o consultório.
Entenda as regras de divulgação para clínicas odontológicas
O Conselho Federal de Odontologia (CFO) determina um Código de Ética Odontológica, que é essencial que toda clínica dentária que deseja investir em marketing preste atenção para garantir o sucesso de maneira ética, uma vez que algumas práticas são consideradas ilegais.
Entretanto, é importante sempre estar atento às novas resoluções que aparecem, pois podem modificar algo importante. Por exemplo, antigamente era ilegal promover fotos com o “antes e depois” dos tratamentos do paciente, mas isso foi recentemente liberado, trazendo mais liberdade aos profissionais da clínica dentária para divulgar seus trabalhos.
É obrigatório divulgar as informações de um responsável pela clínica dentária nas principais páginas das mídias digitais. Isso significa que é necessário ter o nome e o número de inscrição da pessoa física ou jurídica, assim como ter o nome do profissional responsável pela clínica dentária.
Ainda assim, é importante lembrar que o dentista deve ter uma autorização prévia do paciente ou do seu representante legal para que essas fotos sejam divulgadas nas plataformas digitais.
É ilegal a divulgação de preços, assim como de formas de pagamento em qualquer tipo de anúncio. O profissional deve passar esses dados apenas diretamente às pessoas que os perguntarem.
Além disso, procedimentos que ainda não foram testados cientificamente são proibidos de serem anunciados ou divulgados, assim como aparelhos odontológicos que não tenham os seus registros validados pelos órgãos competentes, assim é possível iniciar uma campanha de como conseguir mais pacientes de indicação.
Sendo assim, é sempre importante estar atento as novas atualizações disponibilizadas pelo Código de Ética, assim como seguir a todos eles, para que a sua clínica dentária e o próprio profissional não sejam responsabilizados por ter algo fora das normas.
Com todas essas estratégias em andamento, a probabilidade de ter uma presença digital para consultórios odontológicos garantidos, assim como para captar pacientes, é crescente, garantindo maior autoridade para sua clínica dentária.
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