Dentes tortos, apinhados ou com diastemas são problemas que pode atingir muitas pessoas e que a solução deve ser feita no consultório de um dentista.
Graças aos avanços na tecnologia odontológica, esses problemas podem ser resolvidos com aparelhos ortodônticos. Apesar de vermos mais crianças e adolescentes usando aparelhos, a sua necessidade pode ocorrer em qualquer momento da vida.
Pela busca constante ao sorriso perfeito, essa área da odontologia tem se expandido, o que é ótimo para as pessoas que precisam usar o aparelho, podendo sempre contar com as novas tecnologias para isso.
Quando devo ir ao dentista?
O diagnóstico em relação à necessidade de usar aparelho ortodôntico, muitas vezes pode apenas ser obtido no dentista. Apesar de alguns problemas serem claramente visíveis, como nos dentes tortos e apinhados.
Por esse motivo, é muito importante que as consultas regulares ao dentista sejam realizadas durante toda a nossa vida, pois é o momento em que o profissional tem de avaliar a nossa dentição e mordida, o que pode fazer com que o diagnóstico venha muito mais rápido.
Até mesmo porque quanto antes a necessidade de colocar aparelho ortodôntico for descoberta, mais rápido será o tratamento. Em crianças e adolescentes, que ainda estão em fase de crescimento, os resultados podem ser obtidos mais rapidamente.
Cuidados com o aparelho ortodôntico
Para que o resultado seja eficiente e não leve muito tempo, é necessário tomar alguns cuidados, como as recomendações feitas pelo dentista em toda consulta que você realiza.
Tenha uma boa higiene bucal
Se ter a higiene bucal em dia já é importante para qualquer pessoa, para aquelas que fazem uso de aparelhos ortodônticos é muito mais.
Com o uso do aparelho, é muito mais fácil que as partículas de alimentos fiquem presas entre os dentes ou no próprio aparelho. Por esse motivo, a sua higienização deve ser feita com a frequência recomendada pelo dentista.
Além disso, nos casos do aparelho fixo, há um maior problema em relação a passar o fio dental, o que faz com que muitas pessoas desistam de realizar essa etapa da higienização.
Entretanto, por conta do aparelho, há um maior acúmulo de placa bacteriana e, quando não é devidamente retirado com as escovações e o fio dental, pode causar diferentes doenças gengivais.
Essas doenças, a gengivite e a periodontite, podem trazer grandes problemas à saúde bucal do indivíduo, podendo inclusive causar a perda do dente, quando não é tratado corretamente.
Nesse caso, é também necessário realizar um tratamento para a doença, o que pode fazer com que o uso do aparelho ortodôntico seja prolongado.
Realize as manutenções necessárias
Por conta de todos os problemas que podemos ter no tratamento ortodôntico, como a quebra de bráquetes e fios entortados, que podem atrapalhar no andamento do tratamento, é importante realizar as consultas periódicas.
Normalmente, elas ocorrem mensalmente, apenas para que o profissional possa garantir o bom funcionamento do aparelho e também para analisar o andamento do tratamento.
Em alguns casos, é necessário a utilização de elásticos para contenção, o que, quando utilizado corretamente conforme instruções do dentista, podem também fazer com que os objetivos sejam atingidos mais rapidamente.
Outras opções de tratamento ortodôntico
Atualmente, graças às grandes pesquisas e tecnologias que a área da odontologia vem desenvolvendo, há opções de tratamento ortodôntico sem ser aquelas que estamos acostumadas, como o aparelho fixo e o móvel.
Por conta disso, muitas pessoas têm optado por esses tratamentos alternativos por diversos motivos, como:
- questões estéticas;
- tratamento com mais rapidez;
- tratamentos indolores.
Uma das opções é o tratamento ortodôntico autoligado. Nesse tratamento, os bráquetes não precisam de ligaduras elásticas, que são aquelas borrachinhas coloridas para segurar o fio do aparelho.
A grande vantagem desse aparelho, em relação ao convencional, é a questão estética, o que pode ser muito importante para algumas pessoas. Além disso, com a ausência da borrachinha há um menor acúmulo de placa bacteriana, o que diminui consideravelmente os riscos do paciente ter alguma doença gengival.
Dessa maneira, além de garantir que o seu sorriso esteja esteticamente bonito mesmo durante o uso do aparelho, também é possível assegurar que a sua boca estará livre de doenças.
Assim como os outros tipos, é importante que a higienização seja feita com a frequência correta, passando também o fio dental. Além disso, as manutenções devem ser realizadas de maneira a garantir o bom funcionamento do tratamento, garantindo rapidez e eficiência.
Conteúdo produzido por Letícia Eleutério
Compartilhe nas redes sociais!
Deixe seu comentário