Sabe-se que lidar com a dor de dente não é uma tarefa fácil. Muitas pessoas possuem a preocupação de ir ao médico, realizar seus exames de rotina, a fim de que tudo esteja em perfeito estado. Porém, quando se trata de saúde bucal, muitos são negligentes e postergam a ida ao dentista, ou nem vão, apenas se automedicam, colocando assim, sua saúde em risco ao invés de sanar o problema.
Quando surge a dor de dente, muitos estão habituados a passar em uma farmácia, ou em aplicativo para farmácia e comprar um remédio que amenize a dor, seja via comprimido ou via aplicação direta no local.
Entretanto, vale ressaltar, que esse hábito deve ser banido de seu cotidiano, pois a dor não aparece apenas pelo crescimento do dente ou por alguma inflamação, há diversos fatores para que haja o surgimento dela, ou seja, pode ter a origem como: dentária, nervosa, muscular ou até mesmo por conta de tecidos moles.
Embora seja cansativo e doloroso lidar com a dor de dente e esperar uma consulta para a resolução do problema, compreende-se que a saúde deve ser cuidada por um médico, o qual lhe instruirá da melhor forma, neste caso um dentista, que é de extrema importância. Dê prioridade à sua saúde e não se automedique. Entenda mais sobre os riscos da automedicação a seguir.
Riscos da Automedicação
É preciso ter em mente os efeitos colaterais que os remédios causam. Quando vai ao médio e o mesmo lhe receita algo, você foi estudado para receber aquele remédio. O médico sabe indicar o melhor remédio para resolução do problema, sabe se a reação pode ser positiva ou negativa. Por isso é perigoso se automedicar, pois quando indicado por um médico, os riscos de lhe fazer mal, se tornam menores.
Ciente de que quando tomamos qualquer remédio sem recomendação médica, podemos errar na dosagem, desenvolver alergias, ou até mesmo utilizar a medicação inapropriada que além de não ajudar a resolver o problema pode piorá-lo.
Um questionamento que muitos se fazem é: quando estiver com dor de dente, não posso tomar nenhuma medicação e devo ficar com dor?
A resposta é não! Deve-se sempre procurar um dentista. Medicações analgésicas, que combatem a dor são fáceis de ser encontradas e na maioria das vezes temos em casa. É aí que mora o perigo, deve-se compreender que manter esses hábitos não solucionam a causa da dor de dente, apenas faz a dor passar momentaneamente.
É indicado que faça a utilização de fio dental, enxaguante bucal e escove os dentes regularmente, a fim de remover partículas de alimentos agressores, e isso pode reduzir a dor no dente.
Cabe apenas ao dentista diagnosticar o que está causando a dor de dente, e a partir disso, indicar o medicamento correto, para que você tome com segurança e assim resolva o problema da raiz.
Dor de dente: Causas e Riscos
As causas para dor de dente podem ser variadas, como dito anteriormente, com o auxílio de um dentista consegue-se identificar com facilidade o motivo da dor. Dentre as causas da dor podemos encontrar as seguintes:
- Cárie;
- Abcesso dentário;
- Gengivite;
- Inflamação na polpa dentária;
- Dente impactado;
- Periodontite.
Compreenda que, a dor de dente pode não ser causada por doenças subjacentes. Algumas causas comuns são morder algo rígido, corpos estranhos presos entre os dentes ou aparelhos ortodônticos. Lembre-se que nas crianças, faz parte do processo de desenvolvimento regular.
Entre as causas mais frequentes da dor de dente, temos a cárie dentária, nela ocorre uma destruição de tecidos mais duros, que são cariados em consequências de bactérias presentes na boca.
A cárie dentária é caracterizada por duas fases distintas, são elas: a cárie inicial que é o começo ou início da cárie, ainda superficial, ou seja, confinada ao esmalte e cárie avançada a qual é mais profunda, atingindo já a dentina e/ou a polpa dentária, podendo até originar fraturas dentárias. Se a cárie afetar a polpa dentária atingindo os vasos sanguíneos e nervos, ocasionará infecção.
Além disso, possuem inúmeras outras causas, que ocasionam a dor de dente como: fraturas, infecções e aftas. Lembrando que ao referir infecções, vale ressaltar que elas causam problemas mais sérios de saúde, se não tratado corretamente.
Portanto, deve-se procurar ajuda de um dentista, a fim de que ele, realize um acompanhamento sobre o caso. É comum o uso de antibióticos específicos receitados pelo dentista além das medicações para dor.
Automedicar-se, tem como fator principal, o risco de utilizar a medicação errada. O problema que hoje é apenas uma dor de dente, possivelmente irá se agravar e tornar um incômodo maior.
E você sabia que, caso o paciente tenha diabete e doenças cardíacas, isso se torna ainda mais grave? Pois, sim! Por isso, é indispensável marcar um horário em sua agenda para ir ao dentista.
Como você pode reconhecer a dor?
A dor de dente pode começar leve, se manifestar com um pequeno incômodo, e se tornar aguda. Caso a dor persista e não tenha os devidos cuidados, a mesma passa a ser crônica, sendo uma dor contínua ou intermitente, que aparece e vai embora diversas vezes.
As causas mais comuns da dor de dente, são consequências de doenças mais prevalentes como: a cárie dentária e as doenças periodontais, essas doenças afetam as estruturas de sustentação do dente. Um exemplo disso é a gengivite e a periodontite.
Além dessas causas, outros motivos para que a dor de dente aconteça, pode estar relacionado às condições como:
- Má oclusão dentária (problemas de encaixe na articulação das arcadas ou dos dentes);
- Restauração infiltrada (problemas com as obturações);
- Exposição radicular (raiz dos dentes aparente, causando sensibilidade);
- Sinusite (a inflamação do seio maxilar pode refletir nas raízes dos dentes superiores).
Ao notar que você está relacionado a uma dessas condições o essencial é procurar o seu dentista e evitar se automedicar.
Uma das principais dúvidas de quem sofre com a dor de dente é como é feito o tratamento para que a dor não volte a ser um incômodo, saiba como é feito o tratamento, para combater esse problema.
Trate a dor de dente com um dentista, não em casa!
Possui um tratamento terapêutico, que depende da causa da dor, porém isso é identificado apenas por um profissional capacitado, ou seja, um dentista.
Como dito anteriormente, cárie é uma das maiores causas de dor de dente. Ciente disto o tratamento é voltado para a obturação, caso haja a exposição da raiz, será necessária a aplicação de flúor, recobrimento total e até o enxerto da gengiva, estas são possíveis soluções.
Nas situações um pouco mais complicadas em que há maior comprometimento com a polpa do dente, a única solução é o tratamento endodôntico, ou seja, o tratamento de canal.
Analgésicos e anti-inflamatórios ajudarão no controle da dor enquanto os procedimentos não forem realizados, mas sempre a partir da recomendação e supervisão do seu dentista.
Previna-se da dor de dente
A melhor forma de você ficar longe dessa dor é investir em sua saúde bucal, com pequenas mudanças de rotina você conseguirá ver um grande avanço na evolução da sua saúde bucal.
Tais mudanças como: limitar o consumo de alimentos e bebidas com muito açúcar, caprichar na higiene oral, parar de fumar, seguir uma dieta equilibrada, visitar regularmente o seu dentista e nada de tomar medicamento sem a supervisão dele.
Com pequenas mudanças em seu cotidiano, consegue-se dar mais atenção e cuidados especiais a sua saúde bucal, melhorando e evitando a dor de dente.
Compartilhe nas redes sociais!
Deixe seu comentário