SONO DE MÁ QUALIDADE E PROBLEMAS BUCAIS APRENDA COMO A SAÚDE BUCAL PODE AFETAR A QUALIDADE DO SEU SONO

with Nenhum comentário

Acordar diversas vezes durante a noite, ronco, sensação de cansaço ao acordar, incômodo, isso, infelizmente, é muito comum. Para muitas pessoas dormir não é sinônimo de descanso. E isso não deve ser desprezado, afinal a qualidade do sono diz muito sobre a sua saúde! 

Além disso, você sabia que a sua saúde bucal pode influenciar na sua qualidade de vida? 

Sim, as doenças bucais podem afetar a alimentação, o sono, a fala, a comunicação, a interação social e a autoestima, acarretando dificuldades nas suas atividades diárias e trazendo como consequência prejuízos à qualidade de vida. Por isso, dormir bem é fundamental para preservar a saúde.

Existem mais de 80 distúrbios do sono que podem interferir na sua arquitetura e dessa forma não permitir alcançar o sono reparador. Os mais comuns, e que estão relacionadas à Odontologia do Sono, são o ronco, a apneia do sono o bruxismo do sono e a dor de cabeça do sono ou dor orofacial relacionada ao sono.

Odontologia do Sono

A odontologia do sono é uma especialidade que permite ao cirurgião-dentista capacitado tratar distúrbios que comprometem o sono, como o ronco, o bruxismo e a Apneia Obstrutiva do Sono (AOS). Essa área é fundamental para a saúde do paciente, pois está relacionada diretamente a respiração do indivíduo, e sem o tratamento certo, as consequências podem ser graves. 

A odontologia exerce papel fundamental no diagnóstico e tratamento da apneia obstrutiva do sono (AOS), e em sintomas associados. Leia mais abaixo. 

Apneia Obstrutiva do Sono

A apneia obstrutiva do sono, é uma doença crônica e progressiva onde o paciente tem pausas na respiração enquanto dorme causadas pelo bloqueio da passagem de ar na região da garganta, na maioria das vezes acompanhadas de um ronco alto e frequente, seguido de engasgos. Em casos graves podem ocorrer até centenas de vezes por noite. É uma doença extremamente prevalente que acomete cerca de 30% da população mundial, e a grande maioria não sabe que possui. A apneia do sono não tem cura, mas pode ser controlada, permitindo que o paciente tenha qualidade de vida seguindo o tratamento adequado. A escolha por determinado tratamento baseia-se, principalmente, no grau de severidade da apneia do sono. 

Os sintomas são ronco alto e frequente seguido de engasgos, comportamento anormal durante o sono, movimentação noturna, cefaleia matinal, cansaço excessivo, impotência sexual e irritabilidade. Também podem ser observadas depressão e ansiedade. Suas consequências envolvem sonolência diurna excessiva, risco de acidentes de trabalho e de trânsito, além de déficits cognitivos e doenças cardiovasculares. A Apneia do Sono não tratada pode até matar! 

Diagnóstico

O exame clínico deve incluir uma minuciosa anamnese direcionada para as queixas de ronco, relato de paradas respiratórias e sonolência excessiva. Além da avaliação clínica detalhada para fazer um diagnóstico e determinar o nível da doença é necessário fazer um exame, e conforme as recomendações da Sociedade Americana dos Distúrbios do Sono (ASDA), a POLISSONOGRAFIA é o método de escolha para o diagnóstico das alterações relacionadas ao sono. Existem alguns tipos de polissonografia, variando de 1 a 4 de acordo com o nível de complexidade do exame.

O Exame do Sono Biologix é uma polissonografia tipo 4 remota com polissonogramas, com canais de saturação de O2, frequência cardíaca, actimetria e ronco (usando o microfone do celular). Um exame para ser realizado em casa, simples e fácil de usar. Usado por profissionais da saúde para diagnóstico e acompanhamento do tratamento da apneia do sono.  Na hora de dormir, basta colocar o sensor no dedo e iniciar o exame no App Biologix. Ao acordar clicar em concluir exame e imediatamente o resultado estará disponível no portal de exames. 

Para realizar os exames o paciente utiliza apenas o sensor sem fio Oxistar e o app Biologix instalado em um smartphone. O laudo do exame é gerado na plataforma e disponibilizado em instantes. Além do diagnóstico, é possível acompanhar a evolução de tratamentos de apneia do sono, e o monitoramento remoto de sinais clínicos dos pacientes que tenham alguma doença crônica que necessitem de acompanhamento constante. 

Dependendo do diagnóstico e da gravidade da doença, o dentista pode indicar o tratamento através de aparelhos intra-orais de protrusão mandibular que são usados pelo paciente durante o sono. 

A apneia do sono é uma doença crônica e complexa que necessita de acompanhamento contínuo. 

É possível prevenir ou minimizar os distúrbios do sono incorporando ações simples a rotina de higiene do sono. A higiene do sono inclui medidas para modificar hábitos inadequados com relação ao sono, como evitar o uso de substâncias que contenham cafeína, suspensão do consumo de álcool, do tabagismo e drogas, o adequado posicionamento do corpo ao dormir, perda de peso, atividade física pela manhã, atividades relaxantes próximo ao horário de dormir são algumas ações que podem ajudar a dormir melhor. 

É inegável a importância que o Cirurgião Dentista tem no tratamento dos distúrbios do sono e dessa forma melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Conteúdo desenvolvido pela equipe da Biologix, empresa criada com o objetivo de revolucionar o diagnóstico da apneia obstrutiva do sono (AOS), a fim de reforçar a importância e o impacto da apneia na qualidade de vida da população

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *