A automação de marketing é uma estratégia que tem sido muito utilizada pelas empresas que querem otimizar o tempo e tornar seus processos mais assertivos.
O marketing digital se tornou o principal meio de comunicação entre uma marca e seus consumidores. Isso, porque a internet se tornou, também, o principal meio de comunicação.
Com o surgimento das redes sociais, a comunicação digital se fortaleceu ainda mais, fazendo com que as empresas passassem a conhecer um novo jeito de se relacionarem com seu público-alvo.
A automação de marketing digital é importante, porque o público presente na internet é imenso, e por meio dela fica mais fácil atraí-lo. Mas existem tantas táticas no marketing on-line que fica difícil colocar todas em práticas do jeito certo.
Isso se torna um desafio para as empresas, principalmente para aquelas que estão começando agora. Portanto, a automação entra como uma ajuda imprescindível para que as marcas possam atingir, de maneira personalizada, seus potenciais clientes.
Tendo em vista tamanha importância, é fundamental entender o que é automação de marketing, como ela funciona e como ela pode ser aplicada, a fim de possibilitar que os objetivos da empresa sejam conquistados.
O que é automação de marketing
A automação de marketing consiste na utilização de softwares e outras tecnologias que permitem ação em grande escala, aumentando os resultados obtidos.
Por meio dela, uma empresa de segurança privada para eventos consegue identificar, acompanhar e agir de maneira personalizada com seu público-alvo.
Tal ação permite uma melhora no relacionamento entre marca e consumidor, aumentando as vendas.
Um exemplo de ação de marketing digital é quando uma instituição investe em publicação de conteúdos no blog. Para divulgar esses conteúdos, essa empresa precisa compartilhá-los nas redes sociais.
Isso ajuda a gerar mais engajamento, porém, essa mesma empresa precisa gerar leads para sua equipe de vendas. Para isso, ela faz uso de formulários para envio de um e-book ou uma newsletter.
Mesmo com todo esse esforço, a equipe de vendas precisa de informações mais detalhadas, antes de entrar em contato com o lead. Por isso, a marca precisa trabalhar com webinars e planilhas disponíveis após o preenchimento do formulário.
No formulário, constam alguns dados importantes, como:
- Nome;
- Número de telefone;
- E-mail;
- Área de atuação.
Então, com esses dados em mãos, uma fabricante de churrasqueira pré moldada consegue identificar aquelas pessoas que seriam clientes ideais.
Já com aquelas pessoas que não possuem tanto potencial, é realizado um trabalho de nutrição de leads, que ajuda a manter um bom relacionamento, levando até elas conteúdos educativos.
Só que o trabalho de marketing digital não para por aqui. Além de tudo isso, a equipe de marketing precisa mensurar os resultados das ações. Depois é feita uma análise junto com a equipe de vendas para confirmar se estão atraindo o público ideal.
Isso significa que a quantidade de ações necessárias para realizar um bom trabalho de marketing para as empresas é muito grande.
Por isso, é necessário contar com ferramentas que reduzam o trabalho manual. Elas aumentam a eficiência das estratégias e reduzem o tempo gasto com cada uma delas.
Com a automação é possível colocar diversas atividades em prática ao mesmo tempo. Dentre elas podemos citar:
- Agendar postagens nas redes sociais;
- Disparar e-mails específicos;
- Avaliar quem são os potenciais clientes;
- Mensurar os resultados das campanhas.
Sendo assim, é importante que, além de saber o que é automação de marketing, empresas como as que realizam filtragem de óleo hidráulico e muitas outras saibam o que faz essa automação.
O que a automação pode fazer
Que a automação de marketing digital traz muitos benefícios, não restam dúvidas. Mas como ela consegue fazer isso?
Simples, a eficácia da estratégia é possível por conta de suas funcionalidades. São elas:
1 – Mídias sociais
No marketing digital, o conteúdo é importante, mas a divulgação é indispensável. Isso significa que não basta apenas produzir um bom conteúdo, é importante que as pessoas tomem conhecimento dele por meio da divulgação.
As redes sociais são um excelente canal para isso, mas importante saber com que frequência deve ser feito. Então, é exatamente nesse momento que entram as ferramentas de automação.
Elas são responsáveis por agendar as postagens, monitorar curtidas, comentários e compartilhamentos, monitorar os cliques, além de acompanhar as interações em diversas plataformas.
2 – E-mail marketing
O e-mail marketing também é um excelente canal para divulgar conteúdos. Por isso, uma empresa de aluguel impressora laser precisa da automação para otimizar essa ferramenta.
Ela permite o disparo em massa, que ajuda a divulgar a newsletter, materiais, promoções, entre outros materiais.
Além disso, é possível personalizar a mensagem com informações, como o nome do contato, que deixam a aparência do e-mail mais intimista.
3 – Gerenciamento de leads
Cuidar de muitos contatos ao mesmo tempo é muito difícil sem a automação. Com elas é possível segmentar a base, pois mesmo que a empresa trabalhe com uma única persona, ainda é possível fazer essa segmentação.
Com isso, a empresa consegue criar mensagens personalizadas, além de entregar conteúdo relevante.
Outra ação das ferramentas é atribuir pontos às ações dos leads, que ajuda a classificar a jornada onde ele se encontra, facilitando a venda.
Por exemplo, um cliente que abrir um e-mail de uma fabricante de filtro cartão plissado ganha 5 pontos; se baixar um e-book, ganha mais 15 pontos; ou se o lead visitar a página de preços ganha 150 pontos, e assim por diante.
Aqueles que tiverem mais pontos têm mais chances de fechar um negócio. Já aqueles que possuem menos pontos, podem ser trabalhados de modo que passem mais rapidamente pelo funil de vendas.
4 – Análise e acompanhamento de métricas
Analisar e mensurar os resultados das ações de marketing é fundamental para compreender quais estratégias funcionam e quais não dão resultado.
Uma ferramenta eficiente de automação é capaz de elaborar relatórios com informações confiáveis e bem detalhadas. Também existem ferramentas que produzem gráficos e fazem comparações de maneira automática.
Tais ações facilitam a análise geral e permitem que a empresa mude rapidamente aquelas estratégias que não estão dando certo.
Como aplicar a automação de marketing
Mesmo com todas aquelas funcionalidades e os benefícios apresentados pela automação, ainda existem empresas que relatam falta de sucesso em suas ações.
É muito comum, nesses casos, que os usuários não tiveram acesso ao conhecimento necessário do funcionamento da plataforma. Então, para evitar esses problemas, as principais dicas são:
Ter clareza nos processos e objetivos
Para automatizar um processo, uma fabricante de guarda corpo alumínio, ou qualquer outra empresa, precisa padronizá-lo, além de dominar o seu processo manual.
Para fazer isso, uma dica é começar pelas tarefas menores, planejando-a bem. É necessário definir os objetivos dela, avaliando o seu desempenho.
Quando os resultados positivos começarem a aparecer, então as tarefas mais trabalhosas podem ser automatizadas.
Acompanhar frequentemente
A ferramenta, apesar de ser excelente, não vai cuidar de tudo sozinha. Ela precisa ser constantemente acompanhada, sofrendo os ajustes necessários para alcançar resultados.
Assim como com qualquer outra tecnologia, os erros podem acontecer, por isso, é necessário que o responsável esteja pronto para agir.
Saber automatizar
A automação de marketing ajuda a realizar ações em massa, mas, mesmo assim, é necessário tempo para personalizá-la.
Para isso, uma boa dica é uma fabricante de display PDV usar as listas de segmentação e token de personalização. Isso vai fazer toda a diferença quando o usuário estiver interagindo.
Lembrar-se dos clientes atuais
Atrair, converter e nutrir leads é muito importante, mas a fidelização não deve nunca ser deixada de lado. As ferramentas também podem e devem ser usadas nos processos de fidelização.
Um exemplo disso é o envio de cupom de desconto no dia do aniversário do cliente, realizar pesquisa de satisfação, oferecer produtos complementares e muitas outras ações que podem ser automatizadas no processo de fidelização. Basta usar a criatividade.
Revisar a ferramenta continuamente
Nenhuma ferramenta de automação de marketing deve trabalhar de maneira automática. É importante estar atento às atualizações de sistema, além de realizar testes.
Isso, porque o que traz bons resultados agora pode não trazer futuramente, por conta das mudanças comportamentais dos consumidores e do mercado.
Por isso, uma fabricante de embreagem luk preço deve inovar constantemente com sua ferramenta de automação.
Conclusão
As ferramentas de automação de marketing são uma maneira de interpretar e atuar de maneira personalizada e em grande escala.
Elas permitem que empresa domine suas estratégias e também o seu público-alvo, trazendo como resultado diversos benefícios.
Com o tempo de uso, a equipe ganha mais experiência e confiança, e a marca passa a ter acesso a muitos benefícios que não tinha antes da automação.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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