Jornada do Paciente na Odontologia: saiba como atrair e reter pacientes

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Você já ouviu falar de jornada do paciente na odontologia? O termo importa do mercado o conceito de jornada do consumidor.

Dessa forma, buscando trazer uma visão de oferta de serviços em saúde focados na experiência e satisfação dos pacientes, com o objetivo de trazer mais qualidade ao serviço prestado e foco na necessidade da pessoa atendida.

Assim, seja na prática de cirurgiões-dentistas, médicos, psicólogas ou enfermeiros, o domínio da jornada do paciente é essencial.

Isso porque, para garantir que seus pacientes tenham uma melhor experiência, aumentando as chances de captação de novos pacientes e retenção da sua base atual. 

O conceito tem se popularizado no campo da saúde porque, em tempos de alta competitividade, priorização da redução de custos e aumento de receita.

Além disso, os profissionais da saúde têm percebido que trazer vantagem competitiva para suas clínicas e consultórios vai além da alta capacitação profissional. 

É preciso encontrar novas formas de atrair e engajar pacientes e, neste cenário, o digital aparece como um aliado importante para tornar a jornada de seus pacientes a melhor possível.

Garantir uma jornada consistente para seus pacientes é um passo fundamental no processo de transformação digital no seu estabelecimento de saúde.

Quer saber mais? Então confira neste artigo: 

  • O que é jornada do paciente na odontologia;
  • Como mapear e melhorar a jornada dos seus pacientes;
  • Como a jornada do paciente ajuda a conquistar mais clientes para o seu consultório de odontologia.

O que é Jornada do Paciente na Odontologia

A jornada do paciente abrange toda a experiência que seu paciente tem com a sua clínica ou consultório, desde o primeiro contato, até o momento da finalização do tratamento. 

É preciso deixar algo muito claro: a jornada -e a experiência- do paciente é algo que acontece, ainda que  você não a tenha planejado. 

Toda interação gera uma experiência. Por isso, cabe a você garantir que essa seja a melhor possível. 

Como? Reservando um tempo para analisar a fundo a jornada atual do seu paciente, mapeando os pontos de contato e os pontos de dor e reestruturando-a. 

O objetivo deve ser criar uma jornada para seu paciente de odontologia que ofereça uma experiência fluida, conveniente e única. 

Garantir a excelência na experiência do paciente hoje não é mais opcional, é premissa básica para a sobrevivência da sua clínica ou consultório de odontologia.

Isso porque, com o avanço das tecnologias digitais, os pacientes, ou seja, os consumidores do seu serviço, ganharam grande poder de escolha. 

Se no passado os pacientes contavam unicamente com os profissionais de saúde para compreenderem questões relacionadas ao seu bem estar, hoje isso já não é mais verdade.

Eles já chegam aos consultórios informados e empoderados sobre possibilidades de tratamento e possuem o poder de decisão em suas mãos.

Por isso, atrair clientes ficou ainda mais desafiador, e as indicações não podem mais ser o seu único meio de captar pacientes.

É preciso olhar para a sua clínica como um negócio e criar estratégias de crescimento. E isso passa pela estruturação de uma boa jornada do paciente.

Como criar uma melhor jornada para seus pacientes odontológicos

Após um mapeamento cuidadoso da jornada atual dos pacientes da sua clínica ou consultório, o próximo passo é encontrar e agir sobre os principais pontos de dor. 

Uma prática que pode te ajudar a focar nas necessidades dos pacientes é o design de serviços. O método utiliza princípios do design thinking na estratégia de negócios, para desenvolver serviços centrados nas necessidades do cliente.

Pode ser que você descubra, por exemplo, que há um grande gargalo na marcação e remarcação de consultas. Nesse caso, uma saída pode ser implementar um bom sistema de automatização da gestão de agendas. 

Automatizar processos costuma ser uma boa forma de melhorar a experiência dos pacientes. Hoje no mercado já existe uma grande variedade de softwares voltados para gestão de agendas, CRM, prontuário eletrônico, gestão financeira e muito mais.

Ainda assim, caso a sua necessidade seja muito específica, sempre é possível investir em ferramentas white label ou personalizadas. 

Agora, se o ponto de dor está relacionado à comunicação e atendimento por parte da sua equipe, pode ser que seja o momento de investir em treinamentos para seus colaboradores e em novos canais de comunicação com seus pacientes. 

O importante aqui é buscar compreender as necessidades dos seus pacientes e criar um plano de ação para conseguir atendê-las.

Isso vai te ajudar a poupar recursos e gastos desnecessários com equipamentos e sistemas que não solucionam dores reais e, portanto, não são eficazes para melhorar a jornada dos seus pacientes. 

Como a jornada do paciente ajuda a conquistar mais clientes para o seu consultório de odontologia

Quando um paciente é inserido em uma jornada consistente, na qual suas necessidades são atendidas e suas expectativas são alcançadas, a tendência é que ele se torne um paciente fiel do seu consultório.

Um alto índice de satisfação aumenta as chances daquele paciente se tornar um promotor da sua marca, indicando-a para seus conhecidos. 

Além disso, outra opção é investir nas redes sociais como estratégia de atração e retenção de pacientes. Desde que observados os devidos cuidados éticos, é completamente possível e até necessário- investir em uma boa estratégia de marketing.

A dica aqui é realmente oferecer conteúdos úteis e relevantes. Isso fará com que seu público confie no seu trabalho e esteja mais disposto a pensar em você quando chegar ao momento de decisão em sua jornada de compra.  

Em vez de ter redes sociais como mais uma ponta solta de contato, faça das interações uma parte da jornada de seus pacientes. 

Conclusão

Um parâmetro básico para avaliar a sua jornada do paciente é se perguntar se você mesmo seria um frequentador fiel da sua clínica e por quê.

Mesmo que a resposta seja positiva, se coloque neste lugar de paciente e pense no que poderia ser feito para tornar a experiência ainda melhor. 

Além disso, pratique sempre o exercício de realmente escutar os seus pacientes para obter insights úteis de pontos de melhoria. 

Está difícil saber por onde começar a fazer a mudança para o digital e transformar a jornada do seu paciente na sua clínica ou consultório de odontologia?

Nesse caso, uma alternativa pode ser procurar por uma empresa especializada em transformação digital para te ajudar a entender as principais dores e definir a estratégia de enfrentamento. 

Este conteúdo foi produzido pela RedFox Digital Solutions, uma empresa especialista em transformação digital e tecnologia. 

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