5 dicas de práticas saudáveis durante a quarentena

with Nenhum comentário

Devido ao estado de isolamento social e a mudança na rotina de muitas pessoas, o cuidado com a saúde também foi comprometido. Com isso, adquirir práticas saudáveis durante a quarentena pode ser a solução contra possíveis complicações com a saúde, resultado desse novo estado social. 

Descubra neste artigo, 5 práticas saudáveis que você pode adotar durante a quarentena e podem garantir para você uma melhor qualidade de vida a longo prazo.

1. Mantenha uma alimentação regular e saudável

O fato de passar muito tempo em casa e ir com menos frequência ao mercado, pode fazer com que a qualidade da nossa alimentação esteja comprometida. 

Em muitos casos optamos por lanches e alimentos de rápido preparo que na sua maioria são repletos de conservantes, carboidratos e um baixo valor nutritivo. 

Por isso, busque alternativas mais nutritivas para poder saciar sua fome, como frutas no momento do lanche rápido e uma alimentação repleta de grãos, verduras e legumes. 

Sabendo que em muitos casos temos opções limitadas para preparar esses alimentos em casa é importante saber variações de receitas e ingredientes adicionais que podem tornar esses alimentos mais saborosos. 

Portanto, você pode usar a sua criatividade e criar uma variedade de receitas e modificações ou buscar na internet dicas de como fazer. 

É importante também que você tenha em casa, especiarias e ingredientes naturais que podem mudar o paladar da sua comida e dessa forma você não vai enjoar dos alimentos nem optar por soluções como os enlatados por exemplo. 

Uma boa dica é que você elabore um cardápio semanal, onde você possa ter o controle do seu consumo além da organização dos dias e o que comer em cada um deles. 

Se você não é amante da culinária, e faz uso contínuo dos aplicativos de delivery, a dica para você é: Sempre confira o cardápio vegetariano e diet dos restaurantes, pois podem haver opções bem interessantes por lá.

Mais um aviso!

Ter uma alimentação saudável nem sempre é tão fácil quanto parece, afinal, nunca sabemos o que de fato nosso corpo precisa. 

Por isso, antes de começar uma dieta ou mudar a sua alimentação o ideal é que você busque por um acompanhamento médico e nutricional para que seja bem auxiliado. 

Entendendo que neste momento o recomendável é ficar em casa para evitar aglomerações, tanto os serviços médicos de consultas e apoio nutricional pode ser feito de maneira remota. 

Isso significa que por meio de videoconferência, telefone e aplicativos de mensagem muitos profissionais tem prestado seus serviços para que você não saia de casa e se exponha ao vírus Covid-19. 

Uma alimentação saudável é garantia de um corpo mais forte, livre de doenças e cheio de energia para aproveitar a vida, durante e após este período de Pandemia. 

2. Cuide da sua saúde bucal

A nossa boca é muito sensível e pode sofrer diretamente os efeitos do isolamento social. Isso porque em muitos casos a mudança de rotina também afetar também a forma como nós higienizamos a boca. 

Aquele tradicional lanche rápido, um docinho aqui outro ali, o consumo excessivo de bebidas com açúcares, tudo pode cooperar para uma dor de dente ou gengivite, que na maior parte dos casos, são grandes vilãs da saúde bucal. 

Sendo assim, a higiene da boca precisa ser um das práticas saudáveis que você pode aderir nesta pandemia e assim se livrar das indesejáveis doenças periodontais que podem te afetar tornando seus dias desagradáveis. 

Para evitar este tipo de complicação é ideal que você escove os dentes três vezes ao dia, após as refeições, bem como o uso de produtos de higiene bucal que podem ser facilmente encontrados em farmácias e mercados. 

Se você possui dificuldades de lembrar desta atividade, é interessante que você ponha a escova de dentes em um lugar visível bem como um antisséptico e o fio dental. Fazendo isto você lembrará facilmente até que se torne um hábito constante. 

Mas lembre-se!

O estado de quarentena tem como objetivo produzir o afastamento das pessoas para que as mesmas não contraiam o novo Coronavírus, isto inclui ambientes onde existam aglomeração de pessoas que possam infectar umas às outras. Nesse sentido, os consultório e clínicas odontológicas não deixaram de funcionar porém, é importante respeitar as medidas de segurança adotadas por estes profissionais para o atendimento, e de fato, só buscar esta ajuda se realmente for necessário. 

3. Se exercite regularmente 

Criar práticas saudáveis nem sempre é uma tarefa fácil e prazerosa e pode-se dizer que uma dos maiores desafios é acabar com o sedentarismo. 

Neste momento de quarentena, o fato de não poder sair de casa, não frequentar academias ou fazer exercícios ao ar livre pode criar nas pessoas uma maior disposição para realizar atividades físicas e isso pode ser preocupante, 

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, realizar exercícios físicos pode promover inúmeros benefícios não só para o corpo mas também para mente. 

Ao praticar atividades que envolvam todo corpo, você estará contribuindo para qualidade do seu sono, redução do estresse e ansiedade bem como maior disposição para aguentar essa rotina tão atípica. 

Para criar práticas saudáveis de se exercitar em casa, você pode utilizar vídeo aulas, aplicativos ou até mesmo os serviços de personal trainer que hoje são oferecidos de maneira remota e assim não se deixar ser parado por esta pandemia, se fortalecendo e mantendo a forma. 

4. Durma bem 

Embora para muitas pessoas, dormir bem esteja relacionado dormir muito, nesta quarentena é possível perceber que são duas coisas totalmente diferentes. 

A qualidade do seu sono implica diretamente em como você vai passar as suas noites e consequentemente como aproveitar melhor os seus dias. 

É importante saber que tudo que fazemos no nosso dia pode impactar na nossa noite de sono, o estresse, a ansiedade, sonecas e o local que vivemos e as pessoas a nossa volta são fatores de risco para uma boa qualidade de sono. 

Por isso, estabeleça com mais disciplina horários para dormir e acordar, não deixe que distrações e contratempos interrompam a sua hora de dormir e busque um ambiente calmo e confortável para descansar. 

Uma boa maneira de induzir o seu sono é uma música relaxante ou o uso de chás que possuem efeito calmante como camomila, alecrim e tília. 

Fazendo isso, poderá aproveitar melhor seu dia e estará contribuindo para saúde do seu corpo de um modo geral. 

5. Inicie um projeto pessoal 

Com o período de isolamento, muitas pessoas foram pegas de surpresa principalmente com a quantidade de tempo que têm disponível e o que fazer para preencher esse tempo. 

Por isso, a última dica deste artigo é: 

Tire aquele projeto pessoal da gaveta e mãos à obra! 

Se antes a desculpa sempre foi “falta de tempo”, que tal dar atenção para aqueles projetos pessoais os quais sempre pensamos em progredir. 

Esse tipo de atividade além de ser prazerosa e poder incluir outras pessoas da sua família, irá preencher bastante tempo do seu dia, além de trazer benefícios intrínsecos que podem favorecer toda sua família. 

Caso você não tenha ideia do que pode fazer, aqui vão algumas dicas.

Planeje e inicie uma reforma ou reparos para sua casa

A nossa casa sempre precisará de cuidados especiais, e isso inclui fazer pequenos reparos ou reformas necessárias qe possam garantir mais segurança e conforto para você e sua família. Por isso, iniciar esse tipo de projeto neste período onde você dispõe de mais tempo, pode resultar nas mudanças que você sempre quis fazer e nunca conseguiu. 

Planeje uma viagem

O momento é de ficar em casa, mas isso não significa que você não possa elaborar o seu plano de viajar. 

Seja para curtir suas férias, visitar familiares ou a trabalho, uma viagem necessita de atenção especial no momento de sua estruturação para que aconteça da melhor forma possível. 

Por isso, inicie um planejamento prévio de todas as coisas que são necessárias como, escolha do destino, valor de passagens, uso das suas milhas e o seguro viagem. 

Mas tenha atenção! 

Não é recomendável que você escolha datas para que isto aconteça, pois, até que toda ameaça causada pelo Covid-19 seja extinta e a quarentena seja suspensa para que você e sua família viagem com segurança. 

Gostou das dicas? 

Agora é só pôr em prática e perceber as mudanças causadas por estes hábitos na sua qualidade de vida, até quando tudo isso passar. 

Fique bem! 

Escrito por Anubis Corretora 

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *