13 maneiras formas de atrair clientes para seu consultório de odontologia com ajuda da internet

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Se você acabou de lançar um novo consultório odontológico e está se perguntando como atrair mais novos pacientes para sua clínica, então está com sorte. Vamos discutir como desenvolver uma prática odontológica usando 13 estratégias de marketing diferentes.

Mais novas práticas odontológicas estão surgindo a cada ano, enquanto os pacientes vão ao dentista cada vez menos.

Mais concorrência por menos pacientes pode parecer bastante sombria, a menos que você conheça algumas dicas comprovadas de marketing dental para atrair novos pacientes.

Aqui estão 13 ideias de marketing odontológico que você pode usar para aumentar o volume do paciente em sua clínica odontológica. 

1. Crie um site atraente

O site da sua empresa não pode mais ser genérico. Os sites precisam ser atraentes e interativos, mas isso geralmente é ignorado pelo mundo médico. Quando alguém visita seu site, você precisa ter todas as coisas para poder converter esse visitante em um novo paciente.

Criar um site profissional é a chave para o sucesso. Sim, você pode criar um site caseiro, mas provavelmente não chamará tanta atenção e converterá, assim como um site profissional.

Considere os benefícios de ter um site profissional criado para sua clínica odontológica, projetado por uma agência que entende conceitos de design, experiência do usuário e SEO. Feito corretamente, um site odontológico será uma excelente ferramenta de marketing para você, desde que:

  • Web design organizado e otimizado para celular
  • Navegação simples 
  • Fotos de dentista e consultórios 
  • Informações relevantes e otimizadas
  • Comentários e depoimentos 
  • SEO na página

Embora geralmente exista um custo para criar um site, lembre-se de que ele é o seu vendedor 24×7. Você poderá recuperar o custo enquanto estiver comercializando seu site com eficiência.

Considere desenvolver um site que direcione os pacientes para a marcação de uma consulta. Certifique-se de que suas informações de contato estejam prontamente acessíveis e ofereça aos seus pacientes e possíveis pacientes várias opções de contato.

Peça a alguns de seus pacientes de longo prazo que lhe escrevam um depoimento que você possa usar em seu site. Ainda melhor é um depoimento em vídeo!

Destaque depoimentos de pacientes em seu site e contas de mídia social para ajudar a criar confiança com futuros pacientes.

Lembre-se de que seu site não é “para você”. É para o seu paciente em potencial e o paciente existente. Tente se colocar no lugar deles. Isso ajudará você a ter um site que se converte em oposição a um site simplesmente “lá”.

2. Se destaque da multidão

Saber como atrair pacientes para uma nova prática pode ser difícil se você não se destacar da multidão. Dependendo da sua localização, pode haver várias clínicas odontológicas em sua vizinhança.

E o problema é que a maioria das pessoas já tem um dentista que vê regularmente ou irregularmente. Então, por que mudar?

Faça isso desenvolvendo uma proposta de venda exclusiva (USP) para sua marca. Muitas práticas vão para a “odontologia de luxo” da USP para ajudá-los a se destacar. Mas você também pode pesquisar suas especialidades, como:

  • Aparelhos dentários para dormir 
  • Aparelhos dentários
  • Branqueamentos
  • Implantes
  • Dentaduras

É uma ótima ideia concentrar-se em seus serviços exclusivos ou em odontologia “fora do horário comercial”. Torne-o proeminente em seus materiais de marketing.

Manter as tecnologias do seu consultório atuais também ajuda a atrair novos pacientes e mantém os pacientes existentes. Além de usar todas as tecnologias odontológicas atuais, informe as pessoas de que você está usando essas tecnologias de ponta no seu site.

Além de fornecer materiais de marketing em seu escritório, verifique se ele é confortável e oferece comodidades como água potável, cadeiras confortáveis, revistas atuais e outras comodidades.

3. Patrocine eventos locais

Um dos métodos mais eficazes para atrair pacientes para uma nova prática do que se envolver na comunidade!

Patrocinar eventos locais é uma ótima estratégia para o seu plano de marketing dental. Torne-se um patrocinador de um evento de caridade ou organização comunitária.

Especialmente se você está apenas começando, ter seu nome ou logotipo em um evento local ajudará a aumentar o reconhecimento da marca.

Se houver um concerto ou corrida envolvida, envie um de seus funcionários para distribuir folhetos e cupons para atrair novos pacientes.

Você também pode criar seu próprio evento na comunidade e ele nem precisa estar relacionado à odontologia.

4) Otimização para mecanismos de pesquisa (SEO)

O SEO não é mais a estratégia simples de “encher com palavras-chave”. Ele evoluiu para onde você pode precisar da ajuda de um profissional.

Envolve muito mais do que palavras-chave neste momento.

Um verdadeiro profissional de SEO também entenderá a otimização da taxa de conversão. Isso está otimizando seu site para que você possa converter o maior número possível de pessoas.

Depois de ter uma boa classificação e obter uma boa quantidade de tráfego no seu site, gaste tempo / dinheiro na otimização do site.

Existem diferentes estratégias de SEO – local, orgânica e internacional. Cada um tem um impacto diferente na sua taxa de conversão.

Converse com um especialista sobre a estratégia que funcionará melhor para você antes de começar e lembre-se de que não se trata apenas de palavras-chave básicas.

Normalmente, o SEO local é o que será mais importante para um dentista, porque ele está direcionado para pessoas em uma área específica e deseja aparecer aqui, no pacote local do Google.

O Google agora não apenas mostra listagens locais, mas também as prioriza em pesquisas para celular. Isso facilita as pessoas em movimento a encontrar os negócios que procuram.

Segundo o Google, “50% dos consumidores que realizaram uma pesquisa local em seus smartphones visitaram uma loja em um dia e 34% que pesquisaram em computador / tablet fizeram o mesmo”.

Você deseja otimizar as palavras-chave específicas do local, para que as pessoas que pesquisam consultórios odontológicos próximos a você encontrem seu site. Aqui estão alguns exemplos de palavras-chave específicas do local:

  • Dentista [sua cidade]
  • Dentista [do seu bairro]
  • Consultório odontológico [seu código postal]

Você também deve otimizar as palavras-chave relacionadas à sua especialidade (por exemplo, implantes dentários em Florianópolis).

Uma maneira de minimizar a concorrência é segmentar palavras-chave de cauda longa. Os pacientes procuram soluções quando pesquisam on-line e, muitas vezes, essas soluções têm muitas palavras, as chamamos de palavra-chave de cauda longa. Exemplos seriam:

  • dentista em Florianópolis que fazem implante
  • clareamento dentário em São José

Então, se concentrar em palavras-chave de cauda longa que gira em torno resolver os problemas dentários que as pessoas têm.

A otimização de mecanismos de pesquisa é uma arte em constante mudança; portanto, você provavelmente deve contar com a ajuda de um profissional de marketing para decidir quais palavras-chave segmentar e como. 

5) Concentre-se em obter críticas positivas

Se você deseja que novos pacientes dentários escolham sua clínica em pesquisas on-line, críticas positivas são essenciais. Neste ponto da sua empresa, você provavelmente não possui comentários. Infelizmente, a verdade é:

Ninguém vai escolher um dentista sem críticas ao invés de um dentista com dezenas de críticas positivas.

A verdade é que as avaliações são fatores que as pessoas consideram ao tomar uma decisão de compra. Portanto, se você conseguiu alguns pacientes através de seus funcionários ou amigos, peça-lhes que escrevam uma crítica.

Yelp e Google Reviews são os dois maiores para se prestar atenção às empresas locais. Se alguém usar a pesquisa do Google para encontrar sua clínica odontológica, ou mesmo o Google Maps, poderá ver facilmente seus comentários do Google junto com o seu endereço. 

Faça o possível para obter as primeiras críticas cruciais e incentive todos os seus futuros pacientes a continuar adicionando suas críticas.

Não pague às pessoas por críticas positivas, pois isso é contrário aos termos de serviço do Google. Porém, um leve empurrão para os pacientes após uma consulta ou um lembrete por e-mail após a saída do consultório deve ser suficiente.

Enquanto estiver no tópico de críticas, lembre-se de lidar com críticas negativas rapidamente. Ignorá-los apenas agrava o problema.

Responda a todas as suas críticas, positivas e negativas, e esclareça sua posição quando receber uma crítica negativa. Às vezes, ter uma explicação da empresa é suficiente para convencer as pessoas de que o problema foi uma ocorrência única.

6. Listagens de diretórios

Para que novos pacientes odontológicos possam agendar o tratamento, as listas de diretórios, como o Doctoralia, são poucas.

As pessoas que procuram consultórios odontológicos em um diretório on-line são exatamente o tipo de paciente que você deseja atingir. Eles não têm dentista ou estão procurando mudar.

Mais importante, verifique se suas listagens nesses sites são completamente consistentes.

Por quê?

Novamente, é tudo sobre o Google. Eles prestam atenção às listagens de empresas na Web para determinar como classificar seu site na pesquisa local. Se seu nome, endereço e número de telefone (NAP) não forem consistentes, seu site ficará mais baixo.

Um erro que muitas vezes vejo são as pessoas que listam o nome da empresa em um diretório e o próprio nome em outro. Volte e mude para que você esteja usando a mesma convenção de nomenclatura em todos os lugares.

7. Distribuir comunicados de imprensa

Se você deseja atrair pacientes para uma nova prática, os comunicados de imprensa são um ótimo ponto de partida. Não estou falando das notificações “Ei, estamos no negócio!”. Envie comunicados de imprensa sobre assuntos que realmente interessam às pessoas.

Sempre que algo relacionado à odontologia chegar às notícias nacionais, adicione dois centavos em nível local. 

Aproveite as notícias quando o FDA aprovar o uso de novas tecnologias em odontologia, por exemplo. As possibilidades são infinitas.

8. Publicidade Pay-Per-Click (PPC)

O PPC é uma das ideias de marketing mais comuns para os dentistas que você ouve. O Google Ads é a maior plataforma de pagamento por clique (PPC). Com o Google, os anúncios PPC são exibidos acima dos resultados de pesquisa orgânica.

Eles funcionam muito bem porque você segmenta palavras-chave específicas, como no SEO. Isso garante que os anúncios sejam relevantes para o que as pessoas estão pesquisando.

A boa notícia é que você não precisa pagar para exibir os anúncios, apenas paga quando as pessoas clicam neles. Sempre que alguém clica neste anúncio, você paga ao Google uma pequena quantia.

Embora esse valor varie dependendo da competitividade do seu setor e do mercado local, uma boa agência pode oferecer uma taxa mais baixa, combinada com conversões mais altas.

Dito isto, o custo por clique de anúncios odontológicos pode ser caro (R$ 0,60 a R$ 5,00). Para evitar o pagamento de uma grande quantia em troca de novos negócios, lembre-se de otimizar as palavras-chave corretas.

Não escolha imediatamente e, sem saber, basta escolher palavras-chave com maior concorrência, pois você consumirá seu orçamento rapidamente.

Além disso, considere o dia da semana em que seus anúncios PPC são exibidos. Alguns dias têm uma taxa de cliques mais alta do que outros. Por fim, reduza o público-alvo para ser específico à sua área e à demografia que você atende.

Se você trabalha com uma empresa de marketing dental que sabe o que está fazendo, pode usar o PPC e o SEO juntos para obter o melhor retorno do investimento.  

9. Procure referências de pacientes

Primeiro, vamos concordar que, se um paciente atual indicar alguém para você, é muito provável que você consiga esse negócio.

Alguém atestando sua excelência como dentista, como um paciente satisfeito, converterá alguém em um novo paciente para você em muito menos tempo do que o necessário para convencê-lo.

As referências de pacientes são uma ótima maneira de atrair mais pacientes para a sua prática, mesmo que você esteja apenas começando. Os primeiros pacientes que você receber servirão como uma voz essencial para atrair mais pacientes durante seu primeiro ano.

Você pode tentar várias ideias de programas de referência odontológica. Incentive-os oferecendo um programa de bônus por indicação, como limpeza gratuita ou desconto especial sempre que indicar um amigo.

Tudo o que você precisa fazer é distribuir um simples cartão de referência no final de sua consulta, que explica o acordo.

Você também pode considerar um programa de referência em que, se um paciente indicar um amigo, e esse amigo marcar uma consulta (e realmente aparecer), você recompensará o paciente referente com ingressos de cinema gratuitos ou outro brinde valioso.

Mesmo se você ainda não tiver um único paciente, sempre poderá usar a estratégia com seus funcionários. Eles provavelmente têm muitos amigos e familiares na cidade; portanto, incentive-os a se referir à sua prática.

Pode parecer antiquado se concentrar no marketing boca a boca, mas na era da Internet, mesmo o marketing boca a boca não é o que parece. Pode parecer simples. Seja um ótimo dentista e os pacientes encaminham novos pacientes para você. Mas, com o poder da Internet, você pode dar alguns passos adiante.

10. Marketing de mídia social (SMM)

Se você deseja atrair pacientes dentários para o seu novo consultório, a mídia social é algo que você deve tentar. A presença em sites sociais como Facebook, Twitter, Instagram e mais ajuda a dar à sua marca um elemento humano.

A mídia social é uma ferramenta extremamente poderosa para o marketing online. No entanto, muitas empresas estão abordando o marketing de mídia social da maneira errada.

Não seja uma dessas empresas que define postagens automáticas sem se envolver com os leitores dessas postagens. De fato, quanto mais postagens você publicar todos os dias, menor será o envolvimento dos seus seguidores. As marcas que postam nas mídias sociais duas vezes por dia recebem apenas 57% dos gostos e 78% dos comentários por post, de acordo com o Track Social.

Você não está lá apenas para anunciar sua clínica, mas se envolver com o público e mostrar como é a vida na clínica odontológica. Use hashtags relacionadas ao seu setor para começar a participar de conversas mais amplas:

  •     #dentista
  •     #odontologia
  •     #semdentaduras
  •     #odontologiadivertida

Você também pode usar as mídias sociais para promover suas outras táticas para conseguir novos pacientes. Se você está patrocinando um evento local, use as hashtags do evento.

Certifique-se de que alguém esteja monitorando suas contas de mídia social em busca de menções à sua prática odontológica. Faça com que eles procurem pacientes em potencial na área que possam estar procurando uma clínica odontológica.

Essa é uma prática simples que pode trazer pacientes com pressa para chegar a uma clínica odontológica, mas que não têm o conhecimento local para escolher uma.

A mídia social também é uma plataforma importante para o atendimento ao cliente. Se você tiver algum paciente insatisfeito, ele poderá expor suas queixas no seu perfil do Twitter ou página do Facebook. Tome isso como uma oportunidade de abordar publicamente quaisquer problemas que possam ter. Isso dará à sua empresa uma imagem positiva para os outros.

11. Use novos especiais para pacientes

Segundo uma pesquisa do Healthy Policy Institute, 22,9% dos adultos dizem que não têm certeza ou definitivamente não planejam visitar um dentista nos próximos 12 meses. O principal motivo? Custo.

Se você deseja aumentar os pacientes em seu consultório, novas especialidades para pacientes são a solução. As pessoas se afastam do tratamento por causa do custo, mas se você oferecer um desconto especial, é muito mais provável que elas respondam.

Use um novo paciente especial para levar as pessoas a marcarem a primeira consulta e, em seguida, poderá nutri-las como pacientes recorrentes nos próximos anos. 

O que é que seja que você decida oferecer, apenas atinja seus concorrentes e comunique sua USP. Quando você está começando, não será muito útil oferecer o mesmo negócio que outras 4 clínicas odontológicas em sua área.

12. Redirecionamento de anúncios

SEO e PPC são ótimas ideias de marketing para dentistas, mas o redirecionamento de anúncios é um novo desenvolvimento que pode realmente ajudar a capturar pacientes.

A ideia por trás do redirecionamento de anúncios é a seguinte:

Alguém visita seu site, mas não marca um horário, se inscreve na sua lista de e-mails ou qualquer outra coisa. Os cookies do seu site são colocados no navegador deles; portanto, quando eles saem do site, eles veem anúncios da sua empresa em outros lugares da web.

Existem duas plataformas principais que você pode usar para redirecionar anúncios agora:

  • Facebook
  • Rede de Display do Google

O Facebook exibirá anúncios da sua empresa diretamente nos feeds de notícias das pessoas ou na barra lateral do computador.

O Google possui uma rede de sites na web onde exibe anúncios. Você pode até segmentar tipos específicos de sites para o anúncio de redirecionamento aparecer.

Como o PPC do Google Ads, o redirecionamento funciona bem porque os anúncios são relevantes. Você está alvejando alguém que provavelmente já está procurando um novo dentista e deseja garantir que sua empresa permaneça fresca em sua mente.

É possível que eles não precisem de um dentista agora, mas estão procurando um para mais tarde. Exibir seu anúncio de vez em quando é uma ótima maneira de garantir que sua clínica dentária permaneça no topo de suas mentes.

O redirecionamento funciona melhor se você segmentar seus pacientes em potencial e exibir anúncios diferentes para eles com base nos interesses deles.

Por exemplo, você pode segmentá-los pelas páginas que eles visitam no seu site, a fim de exibir anúncios para os serviços nos quais estão interessados.

13. Procure referências de negócios

As referências de negócios são outra ótima maneira de atrair mais pacientes para a sua prática. Desenvolver um relacionamento com outras empresas da cidade, e você pode trabalhar em conjunto para indicar um ao outro clientes.

Trabalhar com uma pessoa / empresa relacionada à sua, como um cirurgião oral ou um ortodontista, fornecerá as referências mais relevantes e valiosas.

Mas você também pode fazer parceria com empresas independentes e exibir folhetos dos serviços uns dos outros em seus escritórios.

Se o seu escritório estiver localizado em um complexo com outras empresas, ofereça seus serviços odontológicos a seus vizinhos. A conveniência é muito importante para as pessoas que trabalham de 8 as 18h.

Se você prolongou o horário, é uma solução perfeita para suas necessidades dentárias. Peça a um dos membros da sua equipe que entregue uma carta de convite para outras empresas ao seu redor.

Conclusão

Algumas dessas ideias de marketing para consultórios odontológicos são simples e fáceis de implementar, enquanto outras são muito a serem adotadas.

Use essas estratégias para atrair pacientes para sua prática nova ou existente, para mudar o foco para retê-los e criar fãs delirantes, e obter a ajuda deles para expandir ainda mais seus negócios.

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